Muitas pessoas que convivem com pessoas idosas às vezes ficam sem saber como lidar quando se deparam com algum transtorno mental nesses indivíduos. Nesse artigo veremos qual a melhor maneira de lidar com esses distúrbios que tanto afetam os idosos e seus familiares.
Principais transtornos mentais em idosos
De acordo com especialistas, uma das razões pelas quais os distúrbios psicológicos em idosos são mais difíceis de diagnosticar é que poucas pessoas esperam que isso aconteça. Em vez disso, elas preferem acreditar no isolamento e na diminuição dos círculos sociais durante o envelhecimento.
Os idosos deixam de denunciar estas questões para os profissionais de saúde, e acabam recebendo o tratamento de especialistas não muito adequados a suas reais necessidades.
Alguns distúrbios podem parecer comuns ao envelhecimento, tais como a demência e doença de Alzheimer, porém não há ainda evidências científicas que comprovem essa relação com o processo de envelhecimento.
Depressão nos idosos
Os psicólogos estimam que 15 por cento dos idosos estejam deprimidos. A depressão é a causa mais comum de internação hospitalar, no entanto, é muitas vezes diagnosticada em pacientes idosos.
O isolamento social, a diminuição das atividades de vida diária e um humor triste ou deprimido são comuns à depressão, independentemente da idade da pessoa. Estudos recentes indicam que o paciente idoso responde tão bem à terapia com antidepressivos e comportamentais, como um paciente mais jovem.
Transtornos psicóticos em pessoas idosas
O tipo mais comum de psicose em pessoas idosas é a paranoia e, em alguns casos, a esquizofrenia. A esquizofrenia é encontrada em menos de um por cento da população idosa, e pouco mais de um por cento da população em geral. A maioria dos adultos idosos que apresenta sinais de paranoia muitas vezes se queixa de que estão sendo abusados ou maltratados por amigos e familiares. Há também o medo de ser colocado em uma instituição ou ter a sua independência comprometida.
A perda auditiva e a diminuição das habilidades sensoriais associadas com o envelhecimento normal podem contribuir para algumas dessas questões. A esquizofrenia e paranoia podem ser tratadas através de psicoterapia e de alguns medicamentos, e a ajuda deve ser procurada imediatamente para o paciente que está apresentando esses sintomas.
Abuso de substâncias tóxicas e álcool pelos idosos
Embora seja raro para uma pessoa idosa abusar de substâncias ilegais, tais como o uso de heroína ou cocaína, e álcool esse vícios são também encontrados nos pacientes idosos.
O abuso de medicamentos prescritos é comum, especialmente uma vez que alguns pacientes têm vários médicos para uma variedade de doenças, resultando em excesso de medicamentos prescritos. O abuso de álcool pode até ser agravado pela depressão, a perda de amigos, da família, ou de outros problemas de saúde mental.
Demência e Doença de Alzheimer
Talvez os mais conhecidos distúrbios psicológicos em idosos sejam a demência e doença de Alzheimer. A demência em certos casos pode ser atribuída a condições médicas e pode ser reversível, como no caso de demência vascular. É importante fazer um exame médico para descartar causas físicas da demência.
A doença de Alzheimer é apenas um dos muitos tipos de demência, no entanto, é muitas vezes o mais difícil de tratar. Existem medicamentos que ajudam a reduzir a queda de pacientes com demência ou doença de Alzheimer, e os cuidados devem ser procurados o mais rapidamente possível, para determinar se eles podem ser benéficos aos pacientes.
Por Salete Dias