Qualidade e segurança na gestão hospitalar

Efetuar um trabalho de qualidade sempre zelando pela segurança não é, com certeza, uma tarefa fácil quando se fala em gestão hospitalar, mas não é utopia – ao menos isso é o que podemos aprender com exemplos como os hospitais estaduais de Diadema e Geral de Pirajussara.

O Hospital Estadual de Diadema e o Hospital Geral de Pirajussara são lembrados por terem recebido certificação da Accreditation Canadá, instituição que estuda, avalia e reconhece a gestão de qualidade e segurança focada no paciente em ambientes hospitalares. Vale lembrar que ambos os hospitais são geridos pelo mesmo órgão, a SPDM/Universidade Federal de São Paulo.

Por meio da implantação das melhores práticas em gestão hospitalar, tais hospitais alcançaram um diagnóstico claro acerca dos seus processos desempenhados, tanto do ponto de vista da gestão clínica quanto da parte administrativa – e assim, alcançaram a acreditação internacional.

Ao conseguir uma acreditação, todo hospital espera alcançar uma melhor redução dos custos sem afetar a qualidade de seus serviços, o que obviamente deveria influenciar na satisfação de seus clientes e redução de riscos.

E se você ficou interessado em saber o que mais um hospital ganha por meio da acreditação, saiba que dentre os benefícios se pode destacar: trabalho em equipe focado na assistência, difusão da cultura de segurança e ênfase na comunicação com o paciente e sua família.

Agora, graças a essas melhorias, o Hospital Estadual de Diadema atende 1200 internações em média por mês, além de mais de 11 mil atendimentos abulatoriais, dois mil pronto atendimentos e 730 cirurgias! Já o Hospital Geral de Pirajussara atende mensalmente cerca de 15 mil atendimentos ambulatoriais ou de emergência.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Email
Print