Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Perder Peso Como acelerar seu metabolismo

Como acelerar seu metabolismo

Muitas pessoas desejariam aumentar a velocidade de seu metabolismo, o que poderia ajudá-las a queimar mais gordura (e assim perder peso rápido) para uma mesma quantidade de atividade física. A taxa de metabolismo (ou velocidade de metabolismo ou ainda somente metabolismo) é a forma como é designada a velocidade com que o corpo humano consome energia e calorias a fim de manter as funções vitais.

Há vários fatores que afetam o metabolismo de uma pessoa, fatores como a frequência com que as refeições são realizadas, fatores genéticos, níveis de estresse aos quais o organismo é exposto, dieta adotada e os níveis de atividade física praticados. Assim, nosso metabolismo geralmente desacelera quando há pouca prática de atividade física ao longo do tempo ou refeições não são realizadas regularmente, por exemplo. Além disso, é normal que o metabolismo seja desacelerado conforme envelhecemos e nossas necessidades nutricionais diminuem.

Assim, há algumas coisas que podemos fazer a fim de acelerar seu metabolismo, e uma ótima forma é, claro, realizando mais atividades físicas. Você pode praticar algum esporte, realizar corridas, andar de bicicleta ou mesmo ir a uma academia. Entretanto, se não gosta desses tipos de atividades ou não pode encaixá-las em sua agenda, há sempre meios de tornar sua vida mais ativa e, assim, acelerar seu metabolismo. Você pode, por exemplo, realizar passeios com o seu cão, participar de brincadeiras como pega-pega e esconde-esconde com seus filhos ou mesmo trocar o elevador pelas escadas. Qualquer uma dessas opções pode introduzir mais ação ao seu dia-a-dia.

E se você realiza algum tipo de treinamento em academia, você pode conseguir um melhor controle sobre o seu metabolismo por meio do aumento das repetições dos exercícios promovidos e aumentando o nível de resistência (no caso de treinamentos de força) ou inserindo intervalos regulares entre os exercícios e aumentando a velocidade (no caso de treinamentos cardiovasculares).

Outra forma interessante de acelerar sua taxa metabólica é tendo todas as refeições adequadamente. Como mencionamos anteriormente, a irregularidade na frequência das refeições prejudica o metabolismo do organismo, que começa a armazenar energia em vez de queimá-la. Assim, simplesmente ter cada uma das três refeições principais (café da manhã, almoço e jantar) bem como dois ou três lanches, todos nos horários certos, ajuda o seu organismo a melhorar o metabolismo.

Além disso, evite alimentos energéticos extra, isto é, aqueles ricos em açúcares e/ou gorduras. Açúcares e gorduras são as principais fontes energéticas para o nosso organismo, então diante delas a tendência de nosso organismo é armazená-las para eventuais necessidades. Então se você os consome, por mais que seu organismo esteja queimando calorias, você estará sempre adicionando mais às suas reservas.

E durma melhor! Segundo pesquisas, pessoas que dormem melhor perdem menos “carne magra” e queimam mais gordura ao longo de suas atividades e até mesmo durante as horas de sono, assim nada como noites de sono tranquilas e regulares para ajudá-lo a controlar melhor seu metabolismo.

E claro, há várias outras dicas sobre como acelerar seu metabolismo, mas estas já são mais do que suficientes para que você possa programar-se melhor sobre como proceder em suas atividades e, assim, queimar mais calorias.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top