As vitaminas são vitais para a existência humana, antes dos indivíduos conhecerem a importância das vitaminas, os povos eram acometidos por diversas doenças e muitos deles chegavam a morrer pela deficiência de vitaminas no organismo.
As vitaminas são extremamente essenciais para a realização dos processos bioquímicos. A vitamina B5 ou ácido pantotênicopertence às vitaminas do complexo B e são indispensáveis a diversas reações celulares.
Ela faz parte do grupo das vitaminas hidrossolúveis e é essencial no metabolismo humano. Não só a vitamina B5, mas todas as vitaminas do complexo B são indispensáveis no metabolismo celular e são solúveis em água.
Importância da vitamina B5
- Participa da formação dos anticorpos, logo possuem um importante papel no sistema imunológico;
- Promove a liberação de energia proveniente dos carboidratos;
- Auxilia na reação do organismo perante situações de estresse;
- Atua no metabolismo dos lipídios e produção de colesterol.
Os casos de deficiência desta vitamina são considerados raros, já que uma pequena quantidade da mesma deve ser ingerida diariamente e além disso a variedade alimentar consegue suprir as necessidades diárias desta vitamina.
No entanto, em casos de extrema desnutrição as deficiências desta vitamina podem ser observadas. As deficiências podem ser problemas neurológicos, sonolência, náuseas, síndrome de ardor nos pés e cãibras musculares.
Alimentos ricos em vitamina B5
- Gema de ovo;
- Carne bovina e de frango, fígado;
- Leite e derivados;
- Germe de trigo;
- Salmão.
Apesar desta vitamina ser encontrada em maior parte em alimentos de origem animal, os indivíduos que são vegetarianos podem obter a quantidade necessária de vitamina B5 através de uma dieta equilibrada e através de uma orientação nutricional.
O excesso de vitamina B5 é considerado raro, já que por ser uma vitamina hidrossolúvel ela é facilmente eliminada pela urina. Desta forma não se conhece nenhum nível de consumo considerado tóxico ao organismo.
A necessidade desta vitamina aumenta com o decorrer da idade do indivíduo e em mulheres grávidas e que estão amamentando a necessidade de vitamina B5 é aumentada.