O uso da suplementação esportiva é um comportamento que vem crescendo cada vez mais entre atletas e praticantes de atividades físicas amadores do mundo inteiro. Esse aumento gradual do consumo de suplementação esportiva talvez seja devido ao grande número de pesquisas que vem sendo realizadas atualmente, e que comprovam em sua grande maioria os reais beneficios dos suplementos utilizadas para otimizar a prática de esportes e os treinos dos esportistas.
Resultados das pesquisas sobre suplementação esportiva
Segundo pesquisadores que fizeram vários estudos científicos sobre a relação entre suplementação esportiva e a performance dos atletas em seus respectivos treinos e competições, ficou bem evidente que os esportistas que fazem uso regular de suplementos tendem a ser mais beneficiados apresentando resultados melhores que outros que não fazem nenhum tipo de suplementação esportiva.
Os principais benefícios observados em consumidores de suplementação esportiva são: Melhora de uma maneira geral da performance dos atletas e mudanças benéficas no corpo deles; As pesquisas comprovaram que a prática de atividades físicas associadas com o consumo de suplementação esportiva podem otimizar o desempenho dos esportistas de uma maneira satisfatória.
Denominação da suplementação esportiva no Brasil
Segundo especialistas em quase todos os países do mundo há a suplementação esportiva. No nosso país existem três categorias que são os chamados Suplementos protéicos, os repositores eletrolíticos e os suplementos compensadores. No entanto para ser caracterizado como suplemento esportivo deve ter algumas especificações que estejam registradas no DSHEA( Dietary Supplent Health an Education) que é uma organização voltada para pesquisas sobre suplementos e depois de vários estudos classificou os suplementos esportivos em :
- Os que contêm um conteúdo muito alto de carboidratos;
- Os suplementos que têm como constituição básica o cálcio;
- Os suplementos dietéticos que são líquidos;
- Os que contêm eletrólitos e carboidratos;
- E os que possuem compostos vitamínicos, além de suplementos de proteínas e minerais.
De acordo com especialistas todos os produtos que não se encaixarem em nenhuma dessas categorias não podem ser classificados como suplementação dietética esportiva somente como suplementos auxiliares.
Como utilizar suplementação esportiva com segurança
Os benefícios que a suplementação esportiva promove ao organismo dos indivíduos é inquestionável, melhorando várias funções fisiológicas do corpo e otimizando os resultados dos atletas em seus treinos e competições. No entanto, alguns cuidados devem ser tomados antes que a pessoa opte por fazer uma suplementação dietética esportiva. De acordo com especialistas os atletas devem prestar atenção aos seguintes fatores antes de consumir os suplementos.
Um profissional especializado em medicina esportiva deve ser consultado antes que o atleta incie seu programa de suplementação esportiva, para que possa orientá-lo sobre a melhor maneira de consumir o suplemento de tal maneira que potencialize seus efeitos no corpo do esportista: Outro cuidado que as pessoas que fazem uso de suplementação esportiva devem ter é com os produtos que pretendem ingerir.
Segundo especialistas o ideal é utilizar somente os que possuem comprovação cientifica através de pesquisas realizadas que confirmem seus reais efeitos benéficos no organismo humano: É importante verificar se o atleta que utiliza suplementos esportivos apresenta algum desconforto ou mal-estar durante a ingestão dos suplementos para que o especialista que o acompanha seja notificado imediatamente e tome as providências cabíveis.
Considerações finais
É importante ressaltar que o atleta que faz uso de suplementação dietética esportiva deve associar seu consumo a uma alimentação saudável,nutritiva e balanceada prescrita de preferência por um profissional da área de nutrição ou nutrologia, pois para o esportista atingir seus objetivos que é conseguir otimizar os resultados de seus treinos e competições é necessário que a suplementação e uma dieta apropriada sejam adotadas pelos indivíduos. Além disso nunca é demais lembrar que toda atividade física deve sempre ter o acompanhamento de um profissional especializado na área de educação física ou medicina do esporte, para que os exercícios físicos possam realmente surtir o efeito desejado.
Os especialistas orientam que a suplementação esportiva deve ser adotada somente em casos especiais quando por prescrição e avaliação de um ou mais profissionais competentes que tenham condições de acompanhar o individuo durante o consumo da suplementação dietética para verificar a adequação desses suplementos a seu organismo, e evitar possíveis sensações de desconfortos que possam prejudicar o rendimento profissional dos atletas ou esportistas. Vale ressaltar que as pessoas só devem fazer uso de produtos com comprovação cientifica e que sejam confiáveis.
Por Salete Dias