Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Nutrição Sobre as vitaminas

Sobre as vitaminas

Basta fazer uma rápida pesquisa em sites sobre nutrição e saúde e encontraremos inúmeros artigos falando sobre as vitaminas e como elas podem trazer benefícios à nossa saúde, mas será que realmente compreendemos qual o papel delas em nosso organismo? Realmente compreendemos os malefícios à nossa saúde advindos de suas deficiências ou excessos? Bem, que tal agora conversamos um pouco sobre algumas coisas relacionadas às vitaminas que todos nós precisamos saber?

As vitaminas geralmente são absorvidas a partir da alimentação. Algumas delas, são absorvidas de outras formas, como a vitamina D, que é sintetizada pelo organismo quando em exposição à luz solar, mas claro, nesses casos são necessárias substâncias provenientes da alimentação que farão parte do processo. Então um primeiro ponto fundamental é lembrar-se que a forma mais natural de adquirir todas as vitaminas necessárias é pela alimentação. Há suplementos alimentares ricos em vitaminas que podem contribuir com a reposição das mesmas, mas os mesmos devem ser consumidos de forma moderada e sob a supervisão de um especialista, atentando-se principalmente aos possíveis efeitos colaterais que podem ocorrer mediante o consumo exagerado desses suplementos.

Você até pode não acreditar, mas certos suplementos, quando consumidos exageradamente, podem trazer males tão perigosos quanto a deficiência das vitaminas e minerais presentes nos mesmos. Por exemplo, suplementos ricos em cálcio, quando consumidos em excesso, podem levar a um excesso de cálcio em nosso organismo e este pode levar ao enrijecimento das paredes dos vasos sanguíneos. Por sorte, boa parte das vitaminas são hidrossolúveis (como a vitamina C), o que significa que raramente o organismo acumulará quantidades suficientemente altas para tornarem-se perigosas.

Os alimentos mais ricos em vitaminas são, como talvez você já saiba, aqueles de origem vegetal. Frutas, verduras e legumes devem sempre estar no cardápio de todos a fim de garantir quantidades suficientes de vitaminas para o organismo. No caso de crianças onde é difícil convencê-las a comer verduras e legumes, tente incentivar mais o consumo de frutas, que possuem um sabor mais adocicado, em lanches ou no café da manhã.

Você sabia que mulheres no período menstrual devem consumir mais vitamina B3 e zinco?

Outra dica interessante é quanto à alimentação para mulheres que se encontrem no período menstrual. Devido ao fluxo decorrente desse período podem perder grandes quantidades de vitamina B3 e zinco, além de outros minerais (como o ferro) e precisam ser repostos. Se esse é o seu caso, pode recuperar tais nutrientes por meio de frutos do mar ou grãos integrais.

A pirâmide alimentar é um alimento muito útil, pois mostra de forma geral quais alimentos pertencentes a cada grupo alimentar deve ser consumido em qual proporção diariamente, mas há um porém: ela não especifica quais alimentos são mais ricos em quais vitaminas. Isso significa que, mesmo se você segue corretamente a pirâmide alimentar, talvez a sua escolha de alimentos apresente alguma deficiência quanto a um ou outro nutriente. Quanto às vitaminas, isso é realmente algo mais raro de acontecer, afinal de contas, todas as frutas e verduras são ricas em muitas delas, mas ocorre bastante quanto ao consumo de certos minerais, como cálcio e ferro.

Talvez você já tenha lido sobre um ou outro alimento que é enriquecido – tal informação está presente nas embalagens de produtos bem como nas propagandas dos mesmos. Isso significa que, por meio de processo industrial, certas vitaminas ou minerais foram adicionados aos alimentos, vitaminas estas geralmente em baixas concentrações quando o alimento não é enriquecido. Isso é algo muito importante, principalmente o combate de certas deficiências alimentares. Muitos sucos e até mesmo leite são enriquecidos em cálcio e vitaminas com esse propósito.

Você sabia que o sorgo é o quinto cereal mais consumido do mundo e é rico em vitamina E?

Para bebês até um ano de idade a principal fonte de vitaminas é o leite materno, entretanto, logo após a gravidez, caso o pediatra identifique alguma deficiência crônica (de ferro, zinco ou cálcio são as mais comuns), pode-se receitar a administração de suplementos alimentares. Entretanto, tal deficiência só surge quando a mãe não possui uma boa alimentação durante a gravidez ou após, no período de amamentação. E é por isso que, no caso das mães, cuidar de si mesma é um ato de amor não somente consigo mesma, mas também com o seu filho!

Em países africanos e da América Central, o cereal sorgo apresenta-se como parte essencial de seus cardápios. O sorgo nada mais é que o quinto cereal mais consumido no munto todo e, em sua composição, há uma boa concentração de vitamina E.

O fígado é rico em vitamina A, mas infelizmente não são muitos os que apreciam seu sabor, sendo assim, outras opções para quem possui deficiência em tal nutriente são a gema de ovo, leite e derivados e frutas de cor alaranjada, como cenoura e abóbora.

Você sabia que as vitaminas estão para a nutrição da mesma forma que o combustível está para o automóvel?

Conforme enunciado por nutricionistas em várias palestras e livros, deve-se tomar cuidado com certas dietas restritivas e suas consequências para o organismo. Por exemplo, dietas que restringem o consumo de proteínas podem desequilibrar a absorção de outros nutrientes, como as vitaminas do complexo B, bem como alguns minerais, como ferro e cobre. Isso não aparenta ser tão óbvio para uma pessoa comum, mas isso ocorrer porque muitos nutrientes, quando são absorvidos, precisam estar associados a outros para facilitar sua absorção.

Bem, estes são somente alguns fatos sobre as vitaminas, seu consumo e deficiências. Algumas talvez não sejam tão novas, mas acreditamos que alguns desses fatos são novidades para muitos. Esperamos que, após a leitura deste artigo, você esteja mais apto a tomar decisões sobre a sua nutrição.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top