Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Nutrição Relação entre desempenho dos atletas e consumo dos carboidratos

Relação entre desempenho dos atletas e consumo dos carboidratos

Os carboidratos são de duas classes – os complexos e os simples:

  • Simples – São absorvidos rapidamente pelo organismo e elevam a glicose no sangue. Estão presentes em bolos, pães e frutas;
  • Complexos – São absorvidos pelo corpo de forma lenta, porém eles mantêm o índice glicêmico constante no organismo. Eles podem ser encontrados nos vegetais, pães integrais e nos derivados do leite.

Mas as fibras são exceção à regra, pois só atuam na digestão, sem fornecer energia ao corpo. O amido é uma fonte de energia considerável, pois ele é armazenado como glicogênio nas células, sendo por isso um excelente carboidrato. A manutenção da vida e o correto funcionamento do organismo só acontece na presença dos carboidratos, de qualquer origem.

Algumas dietas defendem a ausência de carboidratos para emagrecer e definir músculos. O problema é que o único tipo de energia que é utilizada pelo cérebro é o carboidrato. Claro que as gorduras, proteínas e vitaminas também são importantes, porém os carboidratos são o principal nutriente para a manutenção da vida.

Principalmente os atletas, pois necessitam dos carboidratos para obter a energia necessária para se exercitar. Todos os carboidratos, com exceção das fibras, é transformado em frutose, galactose e glicose. Eles são ingeridos e logo convertidos em energia ou armazenados como gorduras. Por isso devemos tomar cuidado com o excesso, já que o carboidrato pode virar gordura no organismo.

Nos primeiros 15 minutos de exercício, o glicogênio é a principal fonte de energia, que é usado pela maioria dos esportistas, que fazem um bom armazenamento desse produto. É  importante também nos exercícios que tem maior duração, como o ciclismo, o vôlei e o futebol, entre outros; O glicogênio é uma ajuda para o organismo quebrar a gordura e disponibilizar energia para a prática do exercício.

Os carboidratos evitam também que a proteína e o tecido muscular seja quebrado para servir como energia. Se a proteína é utilizada como energia, ela diminui a sua capacidade de revitalizar os músculos e de formar a pele, unhas e cabelos.  Elas também deixam os rins sobrecarregados, já que eles precisam eliminar as substâncias tóxicas produzidas pelo metabolismo das proteínas.  corpo humano só consegue estocar aproximadamente 15 gramas de carboidrato por Kg nos atletas ou praticantes de atividade física intensa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top