Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Nutrição Por que é importante emagrecer?

Por que é importante emagrecer?

Muitas pessoas consideram emagrecer sendo muito importante somente por uma questão de estética. Bem, este não é o único real motivo. É verdade que emagrecer ajuda em sua aparência, uma vez que faz você perder aquela gordurinha localizada que além de incomodá-lo (a) fisicamente faz você se sentir menos feliz quando se olha ao espelho, mas esta não é a única real razão para combater o sobrepeso – se fosse, não haveria tanta preocupação das autoridades de saúde pública em relação ao contingente de pessoas obesas atualmente.

Além da razão estética, podemos dizer que emagrecer é importante também por uma razão social – infelizmente, muitas pessoas que estão acima do peso não se sentem bem em sociedade, não se sentem realmente incluídas nas atividades sociais que desempenham com outras pessoas. Isso pode significar que ela possui mais dificuldades para fazer novas amizades ou para encontrar alguém para sair e divertir-se – talvez seus “amigos” tenham vergonha de serem visto com ela por aí. E este é um problema até mesmo maior que aquele em que consideramos somente a estética.

Outra razão que aponta a importância de emagrecer é quanto à saúde da própria pessoa – aqui nós temos inúmeros argumentos. Pessoas obesas geralmente correm mais riscos de doenças cardio-vasculares do que pessoas mais magras, devido ao excesso de gordura não somente em seu corpo, mas também em seus vasos sanguíneos – e aqui estamos falando do colesterol. Além disso, podem desenvolver problemas em suas articulações, devido ao excesso de peso que sua estrutura óssea precisa sustentar todo o tempo. E no caso de pessoas que se encontram gordas (aquelas consideradas obesas), sua obesidade pode levar a vários outros problemas de saúde, como diabetes.

Emagrecer não precisa parecer um castigo, basta que você o faça da forma certa, pelas razões certas e saiba cuidar-se ao longo de sua vida. Sabendo cuidar-se, poderá comer qualquer coisa que desejar em sua vida, porém sempre lembrando de ter alguma moderação, principalmente quanto a alimentos industrializados, ricos em sal, açúcar e/ou gordura. Assim você poderá viver uma vida mais tranquila, saudável e feliz.

E para você que está procurando informações para ajudá-lo a emagrecer, aqui está uma seleção com quatro de nossos artigos que tornarão sua tarefa mais fácil:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top