Os perigos que a maioria dos adolescentes tendem a enfrentar são relacionados a um estilo de vida com uma péssima nutrição. Muitos deles estão preocupados com várias atividades na escola e pressão dos amigos, assim, deixando-os com o tempo insuficiente para buscar uma refeição adequada. Eles necessitam de uma dieta equilibrada para desenvolver-se corretamente durante a puberdade e essa etapa de seu crescimento e amadurecimento.
Apesar das inúmeras preocupações que os adolescentes possuem em seu dia-a-dia (afinal de contas, não são adultos, mas também não são mais crianças), é necessário educá-los quanto à importância da nutrição na adolescência, pois sem uma boa nutrição será muito mais difícil suportar todos os obstáculos enfrentados diariamente. Uma boa nutrição não é um luxo para poucos, é uma necessidade para todos!
Adolescentes estão sempre em frase de desenvolvimento, seja físico, seja intelectual, sendo assim, sua alimentação precisa conter uma variedade de nutrientes adequada para os desafios que irão enfrentar. Peixes, frutas, verduras, cereais integrais, leite, ovos, feijão e arroz são somente alguns dos vários alimentos que não podem faltar em seu cardápio.
Falemos sobre a importância dos peixes e dos cereais integrais nas refeições de nossos jovens: peixes são ricos em vários tipos de minerais, mas algo pelo qual se destacam bastante é pelo ômega 3 e o ômega 6, dois tipos de gorduras muito benéficos para o nosso organismo. O ômega 3, por exemplo, possui grande papel no desenvolvimento físico e intelectual. Já quanto aos cereais integrais, podemos destacar a presença de vitaminas e fibras alimentares, fibras estas capazes de regular o funcionamento de nosso organismo, contribuindo assim para um melhor metabolismo.
Comentemos também sobre o papel das frutas e verduras. São alimentos de baixa concentração calórica e ricos em fibras alimentares, uma combinação perfeita para quem deseja perder peso de forma saudável. Além disso, por serem ricos em vitaminas e minerais, participam ativamente da manutenção do nosso organismo, inclusive no combate às doenças infecciosas.
E então, já está pronto para melhor orientar os jovens de sua casa a terem uma melhor alimentação? Sabe como melhor orientar aqueles que precisam de dicas sobre nutrição na adolescência?