Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Nefrite

A causa da nefrite é a inflamação dos glomérulos renais (parte do organismo responsável pela filtragem dos rins). Essa inflamação geralmente é provocada devido a alguma reação de defesa do nosso organismo.

Esta doença deve ser encarada com seriedade, pois ela é responsável por 50% dos problemas renais. A nefrite ocorre quando alguma substância estranha entra no nosso organismo e é levada a setores de defesa do corpo humano.

dois tipos de nefrite de acordo com o grau de gravidade do problema: a aguda e a crônica. No caso da aguda pode-se haver uma manifestação maior da doença e há uma tendência para o doente recuperar-se espontaneamente. Já a forma crônica da nefrite o caso é mais sério e os rins do indivíduo pode ser destruído aos poucos.

A causa mais comum da insuficiência renal crônica no Brasil é a nefrite e causa uma enfermidade terminal nos rins, tendo que repor as funções do mesmo. Vamos então apresentar-lhe alguns dos sintomas da nefrite:

  • Fadiga extrema e falta de disposição;
  • Falta de sono e dificuldades para dormir;
  • Prurido e pele seca;
  • Cãibras, geralmente à noite;
  • Redução no volume da urina e presença de sangue na mesma (constatada pela cor avermelhada);

A falta de dores abdominais pode levar a pessoa a não saber em qual situação está até o ponto em que seja tarde demais, por isso é muito importante estar atento ao corpo a fim de descobrir possíveis sintomas da nefrite.

Tratamento da nefrite

No caso da nefrite aguda um repouso e certo cuidado quanto ao excesso de água e sal já são suficientes para o tratamento. Vale lembrar que se a nefrite foi causada por alguma infecção e a substancia ainda estiver presente no organismo é aconselhável o uso de um antibiótico específico.

No caso da nefrite crônica o acompanhamento do médico é essencial para que o tratamento seja bem sucedido, algumas drogas como a cortisona têm sido utilizadas porem nem sempre o tratamento é bem sucedido, Além disso, dieta com restrição de proteína, potássio e sal são muito importantes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top