Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Nutrição,Obesidade Mulheres e riscos da obesidade

Mulheres e riscos da obesidade

Fator de Risco

Muito mais do que um simples problema de estética e beleza, a obesidade em mulheres jovens vem sendo a causa  do aumento do risco de óbitos em virtude de problemas cardíacos e até por câncer. De acordo com pesquisadores as mulheres que apresentam o problema da obesidade, mesmo não sendo tabagistas tem probabilidade de ser afetadas por essas doenças em maior grau se comparadas as jovens não obesas.

Um estudo científico realizado na Escócia que teve a duração de um período de vinte e oito anos, e analisou mais  de três mil e quinhentas mulheres na faixa etária entre quarenta e cinco anos e sessenta e quatro anos demonstrou que cerca de cinquenta por cento desse grupo veio a falecer de complicações cardíacas  e vasculares e vinte e sete por cento vieram a óbito, em virtude dessas pessoas serem portadoras de câncer. Os estudiosos constataram que o índice de mortes foi bem maior nas mulheres que sofriam de obesidade.

Outras Descobertas da Pesquisa

De acordo com os pesquisadores outros fatores como o econômico, por exemplo também foram analisados. Desse mesmo grupo analisado foi observado que houve um índice maior de óbito por complicações cardiovasculares em mulheres jovens e obesas de classes econômicas mais baixas. Em outro momento foi observado que as mulheres que nunca haviam fumado um cigarro sequer demonstraram uma maior propensão ao problema da obesidade do que as que apresentavam o vício do tabagismo.

Segundo os estudiosos esses dados que foram levantados durante a pesquisa sugere que nas décadas passadas os grandes índices de pessoas com o vício do cigarro pode ter encoberto o problema de obesidade em pessoas jovens do sexo feminino que nunca fumaram, do mesmo modo que  a redução das taxas de mulheres não fumantes pode ter contribuído para o aumento do número de casos de pessoas obesas. Os especialistas ressaltam que  o vicio do tabaco é um fator que leva mais pessoas a falecerem do que a própria obesidade, daí a necessidade dos indivíduos evitarem o tabagismo.

Preocupação Mundial com a Obesidade

De acordo com os profissionais da área de saúde o problema da obesidade já esta sendo encarado com uma epidemia mundial, pelas várias complicações de saúde que as pessoas obesas costumam apresentar. Os especialistas ressaltam que as doenças respiratórias e principalmente as enfermidades cardíacas são decorrentes normalmente do excesso de peso corporal, além de outras complicações de saúde como por exemplo anormalidades na glândula tireóide, alterações hepáticas e até mesmo casos de câncer.

Segundo especialistas em oncologia o problema da obesidade é responsável pelos tumores em pessoas não fumantes na proporção de vinte por cento nos Estados Unidos. De acordo com esses profissionais quanto mais obesa a pessoa for maior será o risco de contrair essas enfermidades. Vale ressaltar que nem todas as pessoas obesas apresentarão essas enfermidades. No entanto  o excesso de peso sempre traz algum prejuízo a saúde do sindivíduos de um modo geral.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top