Você sabe o que é insuficiência renal crônica? Um em cada dez adultos sofre dessa doença que muita das vezes não manifesta sintomas e a pessoa acaba percebendo que está com a doença quando a mesma está em um estágio muito avançado! Isso é muito perigoso!
A insuficiência renal crônica é uma lesão renal que leva os rins a funcionarem de forma errada, todos nós sabemos que os rins são órgãos de nosso corpo muito importantes e desempenham funções importantes. E para você ter noção de como a insuficiência renal crônica é séria imagine se esse órgão tão importante em nosso organismo pare de funcionar?
Nada bom, existe duas formas da doença: a forma aguda que leva a parada súbita mas temporária das funções renais e a forma crônica que é de forma gradativa e irreversível. A insuficiência crônica causa estrago quase que imperceptível e por isso é uma das doenças mais perigosas.
Causas mais comuns
- Pessoas que já sofreram de anemia;
- Pessoas com problemas de saúde, como diabetes e hipertensão arterial;
- Idosos;
- Pessoas na família com problemas renais;
- Já ter apresentado problemas renais.
Sintomas da doença
No estágio inicial da doença o indivíduo não apresenta nenhum tipo de sintoma que leve a hipótese de IRC e isso pode agravar ainda mais a doença na pessoa. Se a pessoa não tomar cuidado com essa doença e se prevenir, a doença poderá aumentar de nível e causar muitos sintomas.
- Fraqueza;
- Necessidade de urinar várias vezes durante a noite;
- Inchaço de rosto, pernas e pés;
- Cansaço;
- Dores quando urinar;
- Dores na região lombar;
Caso o indivíduo não consiga detectar os sintomas listados acima, a doença poderá evoluir e trazer com ela sintomas mais graves.
- Anemia;
- Pressão alta;
- Problemas cardiovasculares;
- Alteração nos ossos e nervos;
- Comprometimento do estado mental;
- Alterações na pele, como palidez e cor de palha;
- Diabetes;
- Manchas rochas;
E em casos mais graves, quando a doença está em um estágio ainda mais avançado e perigoso e quando normalmente a doença é ignorada pelo indivíduo pode ocorrer a falência renal e derrame cerebral.
Prevenção e tratamento
- Exame periódico de glicose no sangue;
- Combater a anemia e obesidade;
- Aferição periódica da pressão arterial;
- Evitar fumar;
- Tratar qualquer infecção urinária;
- Tratar diabetes.
Portanto tome cuidado com essa doença e nunca deixe de ir ao médico fazer exames periódicos.