Pesquisas Realizadas
Um estudo científico realizado por pesquisadores norte-americanos em quarenta e seis mulheres por um período superior a cinco anos, constatou que a alimentação da gestante é de extrema importância pois pode afetar o padrão alimentar que a criança vai adotar no futuro, ou seja quais serão suas preferências alimentares.
Como Foi Realizado o Estudo Científico
De acordo com os pesquisadores norte-americanos o trabalho cientifico acompanhou por mais de cinco anos, cerca de quarenta e seis mulheres no início da gravidez. As participantes foram separadas em três grupos sendo que um deles ingeriu suco de cenoura durante todo o período gestacional com uma frequência de três vezes por semana. O segundo grupo só utilizou o suco de cenoura durante o aleitamento ingerindo também três vezes por semana, e o terceiro grupo de mulheres não adotou o legume como alimentação durante todo o período da gravidez.
Resultados da Pesquisa
Os pesquisadores relataram que os resultados do estudo cientifico demonstraram que os bebes nascidos das mulheres que participaram da pesquisa quando atingiram a faixa etária de cinco anos de idade, os filhos das participantes que ingeriram a cenoura durante toda a gestação demonstraram que gostavam do legume e o consumiam sempre que lhes eram oferecidos. No entanto as crianças nascidas do grupo de participantes que não consumiram a cenoura não gostavam do legume, e quando lhes eram oferecidos se negavam a comê-los. Os cientistas identificaram um índice três vezes maior de crianças que comiam a cenoura nos grupos onde as mães no período da gestação haviam consumido esse legume.
Opinião dos Especialistas
Segundo especialistas essa pesquisa é de fundamental importância,pois aponta o modo como a alimentação da gestante pode influenciar no futuro hábitos alimentares de seu filho. Porém ressaltam também a importância dos alimentos que são consumidos na fase do aleitamento e principalmente os que são ingeridos nos dois primeiros anos de vida da criança. Os pais devem ter muito cuidado com o que oferecem aos seus filhos como alimentação e devem evitar principalmente estimulá-los a comer comidas muito calóricas ou gordurosas como uma barra de chocolate por exemplo, pois essa dieta alimentar se adotada, no futuro poderá trazer problemas de saúde ao futuro adulto.
Para os especialistas uma dieta saudável á base de verduras, frutas e legumes deve ser oferecida desde muito cedo à criança para que ela possa se acostumar a comer alimentos benéficos ao seu organismo. Os profissionais especialistas na área de nutrição e nutrologia ressaltam ainda que, em virtude do hábito de consumir alimentos saudáveis em crianças e jovens não serem uma prática constante, foi observado um aumento significativo nessa faixa da população de complicações de saúde como aumento da pressão arterial, diabetes Tipo 2 e problemas de colesterol.
Por Salete Dias