Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Nutrição Importância das vitaminas na alimentação

Importância das vitaminas na alimentação

Quem nunca ouviu falar o quanto elas são importantes em nossas vidas? Mas será que realmente sabemos qual a importância das vitaminas na alimentação? Será que realmente sabemos o que são as vitaminas?

As vitaminas são micronutrientes de natureza orgânica, que geralmente podem ser encontradas tanto nos alimentos de origem animal quanto vegetal e ajudam-nos a manter o bom funcionamento de nosso corpo, em tarefas como o metabolismo celular, às vezes como agentes catalisadores de reações químicas, etc. A deficiência de qualquer vitamina pode levar a problemas graves – problemas estes conhecidos como avitaminoses.

Mas se há avitaminoses, é possível desenvolvermos, claro, hipervitaminoses, isto é, acumular altos níveis de certas vitaminas a ponto de provocar malefícios em vez de benefícios. Dos treze tipos de vitaminas necessários para o nosso corpo, somente a vitamina D é possível de ser sintetizada pelo mesmo, sendo portanto necessária a ingestão das demais por meio da alimentação.

Importância das vitaminas na alimentação

Desta forma, faz-se bastante importante a administração de uma alimentação orientada pela pirâmide alimentar a fim de consumir todos os grupos alimentares em proporções adequadas. A seguir falaremos de três das várias vitaminas, sua importância para o nosso corpo e quais alimentos são ricos nas mesmas.

A vitamina A, também conhecida como retinol, possui forte papel no sistema imunológico bem como no desenvolvimento de nossos ossos, além de contribuir para o nosso crescimento bem como a manutenção da visão, da pele e dos cabelos. Muito encontrada em alimentos vegetais verdes e amarelos, como a cenoura e o espinafre, bem como nos ovos, leite e derivados.

A vitamina B1, também conhecida como tiamina, atua em nosso sistema nervoso, muscular e cardiovascular, além de participar da conversão de carboidratos e lipídeos em energia. Pode ser encontrada na gema do ovo, presunto, fígado e em alimentos de origem vegetal como a ervilha, batata e nozes.

A vitamina C, muito conhecida por sua participação no combate a doenças infecciosas, processo de cicatrização e na manutenção e formação dos dentes. Geralmente é encontrada nas frutas cítricas tais como o limão, tangerina e laranja, bem como outros alimentos vegetais, como o morango e a goiaba.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top