Quem pratica atividade física regular, deve ter uma boa alimentação, englobando todos os nutrientes em equilíbrio, como as vitaminas, lipídios, proteínas e carboidratos. Uma vez que cada um deles desempenha um papel importante para o corpo humano:
- Renovação e produção de novos tecidos e de massa muscular – proteínas;
- Produção de energia para o organismo desempenhar as suas tarefas – carboidratos;
- Uso e fornecimento de energia pelas células do organismo – vitaminas;
- Manutenção das funções internas do organismo – minerais;
- Revestimento das membranas plasmáticas das células do organismo – lipídios.
Obviamente essas são apenas algumas das funções de cada grupo alimentar, lembrando que existem muitas outras que não foram citadas aqui. É imprescindível que os atletas e os praticantes de atividade física regular saibam como funciona cada grupo alimentar e, para auxiliar nessa tarefa, o gigamundo.com, vem auxiliar as pessoas sobre nutrição e exercício físico.
Atualmente o exercício físico aliado a uma alimentação equilibrada é a principal arma contra as principais doenças, como a hipertensão, obesidade e diabetes. E de onde vem toda a energia que o corpo precisa?
A energia para realizar todas as funções necessárias para a manutenção da vida vem dos alimentos que consumimos. Justamente por isso é necessário que todos escolham com bom senso o seu cardápio, lembrando de equilibrar todos os nutrientes e porções de alimentos.
Além da alimentação, é importante que as pessoas tenham atenção à hidratação durante o exercício físico. Nunca se esqueça de se hidratar corretamente, ainda que não estiver com sede. É importante que a pessoa beba bastante água, mas se o exercício for muito intenso, é bom que se faça o uso de isotônicos.
Se alimente pelo menos uma hora antes de se exercitar – e dê prioridade aos carboidratos, que fornecem energia rápida. Após a atividade física, coma também proteínas, para recuperar os músculos. É importante lembrar que nas academias de musculação, o uso de suplementos é constante. Porém, não tome suplementos sem prescrição médica, porque pode ser perigoso para sua saúde. Já que a superdosagem desse tipo de produto pode causar problemas sérios de saúde. E nenhum exercício ou músculo definido por suplementos vale o sacrifício de sua saúde.