Feijão em calda, feijoada… Existem muitas formas de preparar este delicioso alimento e muitos são os benefícios que ele nos proporciona! O feijão faz parte do grupo das leguminosas (grãos gerados em vagens) e faz parte da alimentação de boa parte dos brasileiros. Existem mais de 1.000 tipos de feijão, por isso é comum existir diferenças nutricionais de cada tipo encontrado.
O feijão geralmente é acompanhado pelo arroz, é uma importante fonte de propriedades nutricionais fundamentais para o indivíduo e para o bom funcionamento do organismo.
Propriedades do feijão
- Fonte de vitaminas do complexo B;
- Rico em fibras;
- Rico em proteína e carboidrato;
- Fonte de ferro.
Benefícios a saúde
- Por ser uma boa fonte de ferro, seu consumo pode evitar a anemia;
- É formado por substâncias que capturam radicais livres;
- Redução de Câncer;
- Rico em carboidratos que auxilia o bom funcionamento do sistema nervoso;
- O feijão é rico em fibras e auxilia na diminuição de doenças cardiovasculares, diabetes e obesidade.
No Brasil a comum mistura de feijão com arroz é essencial pois os aminoácidos ausentes no feijão são encontrados no arroz. A relação de consumo dos dois deve ser de três porções de arroz e uma de feijão.
Novos hábitos alimentares têm sido introduzidos na dieta dos brasileiros causando uma diminuição no consumo do feijão. Isso pode levar a uma deficiência de nutrientes causada pela falta de uma alimentação balanceada e uma vida saudável.
O feijão é muito rico em ferro, mas não é muito absorvido pelo nosso organismo se comparado ao ferro de origem animal, que apresenta uma melhor biodisponibilidade ao organismo, ou seja, uma melhor absorção pelo mesmo.