Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Esportes e antioxidantes

Todas as funções desempenhadas pelo organismo, desde a atividade física intensa até a simples respiração são capazes de produzir radicais livres. Por isso, todos nós produzimos radicais livres. Praticando atividade física ou não. Para não sofrer demais com os radicais livres, utilize os antioxidantes.

Especialmente se você for um atleta e quer ter um bom desempenho no seu treino. Para esclarecer as pessoas a cerca deste tema, o Nutrição esportiva fala do tema com uma linguagem muito simples. Os antioxidantes são substâncias importantes para evitar os danos causados pelos radicais livres no corpo humano. São antioxidantes:

  1. Vitamina A, C, E;
  2. O consumo de selênio;
  3. O mineral cobre;
  4. Zinco;
  5. Os flavonóides polifenóis, que são extremamente saudáveis.

Os antioxidantes são encontrados nos alimentos de origem vegetal, nas frutas e na maioria dos chás naturais. O processo de oxidação das células acontece naturalmente, destruindo tecidos e também faz parte do envelhecimento, além de provocar certas doenças vasculares e alguns canceres.

Os radicais livres afetam todas as pessoas, mas atuam com muito mais força no organismo dos esportistas e de quem faz atividade física de forma mais intensa. Nessas pessoas, a atividade física é um estressor para as células do organismo. Mas o benefício da atividade física é muito maior do que esse problema celular.

Já te disseram que “todo atleta é doente”? É uma avaliação correta, pois esse tipo de pessoa sofre com lesões, problemas cardiorrespiratórios, além da ação constante dos radicais livres em todo o organismo. Ainda assim, uma boa alimentação, incluindo todos os nutrientes, pode atenuar o efeito dos radicais livres.

Mas não se esqueça de falar com um nutricionista, que vai lhe passar uma alimentação adequada, com todos os nutrientes necessários para a sua boa saúde. A ingestão de antioxidantes é uma excelente aliada dos esportistas e atletas, que podem contar especialmente com a vitamina E, que retarda muito a oxidação celular. Elá dá uma certa blindagem ao organismo, protegendo-o contra a ação dos radicais livres. Então, se você é adepto a atividade física de intensidade moderada a alta, faça uso dos alimentos antioxidantes.

Mas não deixe de fazer atividade física nem de ter uma alimentação equilibrada.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top