Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Nutrição Benefícios do café da manhã

Benefícios do café da manhã

O café da manhã é considerado a refeição mais importante do dia. Mas por que será? Isso não quer dizer que as outras refeições não são importantes, no entanto por se tratar da primeira refeição do dia, o desjejum deve ser bem elaborado. O café da manhã deve oferecer ao organismo nutrientes que são essenciais para quem está iniciando suas atividades diárias, essa refeição é realizada após um longo período de jejum e deve garantir ao organismo a energia que ele necessita.

Sabe-se que essa refeição muita das vezes é comprometida pela correria diária, onde o indivíduo alega que não tem tempo para realizar o desjejum e portanto comerá “qualquer coisa na rua”. Em outros casos, a pessoa alega que não sente fome pela manhã  e portanto quando vai realizar o café da manhã já está na hora do lanche. É importante que o café da manhã seja programado; na maioria das vezes, o indivíduo não tem tempo para realizar o desjejum, pois prefere acordar um pouco mais tarde, já no segundo caso as pessoas que dizem não sentir fome pela manhã é porque não estão habituadas a realizar essa refeição.

Veremos no decorrer deste artigo que os benefícios do café da manhã são diversos, no entanto para obtê-los é necessário que essa refeição seja composta por carboidratos, vitaminas, minerais e proteínas. Alguns desses nutrientes como é o caso das proteínas, pode até faltar no café da manhã, no entanto qualquer refeição matinal por mais simples que seja, deve conter carboidratos. Os carboidratos são nutrientes responsáveis por garantir energia ao organismo, essa energia é essencial para que possamos realizar diversas tarefas que compreendem desde as mais simples até mesmo as mais complexas.

As vitaminas e minerais presentes nessa refeição podem ser obtidos por meio dos cereais, dos alimentos lácteos além das frutas que são essenciais em uma dieta saudável. As frutas em suas diversas variedades podem oferecer nutrientes que beneficiam o organismo tanto na aquisição de vitaminas e minerais, como também de fibras.

Benefícios do café da manhã

Ativa o metabolismo – Por ser a primeira refeição do dia, ela é responsável por ativar o metabolismo. Quando o indivíduo realiza o café da manhã, ele contribui para que seu organismo trabalhe de forma mais rápida sem que haja necessidade de poupar energia. Isso é válido para aquela mesma ideia que afirma que, se o indivíduo deseja emagrecer ele deve comer de três em três horas para ativar o metabolismo, ou seja, aquelas pessoas que pulam o café da manhã contribuem para que o metabolismo funcione lentamente.

Melhora o aprendizado – Isso é válido principalmente para indivíduos que trabalham e estudam pela manhã. Os carboidratos que são fornecidos ao organismo durante o café da manhã, são utilizados como fonte de energia pelo cérebro. Esse órgão do sistema nervoso, assim como todo o organismo necessita de carboidratos para funcionar melhor e corretamente. Diversas pesquisas associam a capacidade de aprendizado do aluno com a realização do café da manhã.

Emagrecimento – Várias pesquisas comprovam que o café da manhã está associado com o emagrecimento. Isso porque quando o indivíduo não pula essa refeição, além de tornar o metabolismo ativo, como já foi dito, esse hábito evita que em outra refeição como o almoço, o indivíduo coma demais. O café da manhã acaba por regular a quantidade de alimentos que será ingerido em outras refeições.

Evita a perda de massa muscular – Essa refeição é também muito importante para os indivíduos que praticam atividade física, pois ela evita a perda de massa muscular.

O que deve ter em um café da manhã?

O café da manhã deve ter carboidratos que pode ser bolo, fruta, suco de fruta, biscoito, pão, cereal matinal ou torrada; já as proteínas presentes no café podem está presente no leite, queijo, requeijão, iogurte ou peito de peru. Além das vitaminas e minerais encontrados nesses alimentos, as frutas contribuem também com a oferta de fibra para o organismo assim como também as formas integrais dos carboidratos.

Os benefícios do café da manhã bem como sua importância à saúde foram bem detalhados no decorrer desse artigo, no entanto vale ressaltar que os lanches além do almoço e jantar também são importantes. Não adianta priorizar somente uma das refeições do dia e esquecer as outras, é importante que todas as refeições sejam realizadas pelo indivíduo que deve priorizar também pela qualidade dos alimentos que a compõe. Vale lembrar que para o indivíduo conseguir uma dieta saudável todos os aspectos que dizem respeito a ela, devem ser considerados.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top