Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Nutrição Alimentação no combate aos radicais livres

Alimentação no combate aos radicais livres

Os radicais livres são amplamente conhecidos pela ação que eles promovem no organismo. Esses elementos são formados pelo nosso próprio organismo através do metabolismo das células, algumas vezes eles são formados excessivamente e causam diversos prejuízos ao organismo. A alimentação no combate aos radicais livres visa fornecer suporte ao organismo para que ele possa se prevenir dos malefícios causados por essa substância.

Em condições normais os radicais livres são produzidos pelo nosso organismo, entretanto algumas condições externas favorecem a produção dessas substâncias, são elas: exposição aos raios ultravioleta, o ato de fumar e ingerir bebidas alcoólicas em excesso, alguns tipos de alimentos em excesso como os gordurosos e industrializados.

Os radicais livres podem ocasionar no organismo diversos tipos de cânceres, problemas no coração além do envelhecimento precoce.

Alimentação no combate aos radicais livres

  • A alimentação que consegue combater os radicais livres é aquela composta por muitos alimentos que contenha em sua constituição os antioxidantes. Eles atuam no combate a esses radicais livres, dessa forma é essencial manter uma alimentação rica em antioxidantes que proporcionam tanto benefícios a saúde;
  • Do grupo das frutas podemos destacar diversas delas que são ricas em antioxidantes como a goiaba, kiwi, acerola, mamão, laranja entre outros. Já quanto aos vegetais podemos destacar a beterraba, o tomate, a abóbora, o pimentão, a cenoura e diversos outros legumes e verduras. Os alimentos que pertencem ao grupo das frutas e vegetais são sem dúvida importante aliados no combate aos radicais livres, além disso são importantes fontes de fibras, vitaminas e minerais;
  • Do grupo dos carboidratos as versões integrais desses alimentos apresentam mais compostos antioxidantes como é o caso do arroz e cereais integrais. Alimentos como a soja, a maçã, o brócolis e outros que contenham flavonoides também apresentam a função de inibir os radicais livres;
  • Os alimentos que apresentam vitamina C e A são bons aliados na alimentação no combate aos radicais livres, além delas a vitamina E também atua no organismo garantindo essa proteção, podemos encontrá-las nas frutas oleaginosas (amêndoas, castanhas, nozes e amendoins).

Uma alimentação no combate aos radicais livres deve priorizar os alimentos que apresentam substâncias que podem proporcionar a inibição desses compostos no organismo. Além da alimentação é importante também evitar a exposição solar prolongada, pois a radiação ultravioleta contribui para a formação dos radicais livres que causam o envelhecimento precoce e também diversos tipos de cânceres.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top