Mitos sobre ganhar massa muscular

Ganhar massa muscular é um desejo de praticamente todo homem. Geralmente por motivos somente estéticos – muitas vezes, para impressionar as mulheres – , outras vezes por necessidade profissional, como é o caso de fisiculturistas. Entretanto, alcançar tal objetivo pode não ser algo tão fácil assim, uma vez que há muitos mitos e meias-verdades em torno desse assunto.

O primeiro mito a ser desfeito é quanto às dietas. Algumas pessoas consideram que uma dieta para ganhar massa muscular é exatamente a mesma que aquela usada para perder peso. Isso não poderia estar mais longe da verdade! No caso de uma dieta para perder peso, seu foco está em conseguir reduzir suas medidas queimando calorias, gorduras e glicose depositadas em seu corpo. Já quando seu objetivo é ganhar massa muscular, seu objetivo deveria ser o ganho de “carne magra”, isto é, aumentar o seu peso sem aumentar a concentração de gorduras.

Outro mito é quanto à prática de exercícios físicos aliada às dietas. Muitos consideram que somente os exercícios físicos são importantes, dispensando alterações em sua dieta alimentar. Quando realizado dessa forma, não estaremos a ganhar massa muscular em uma velocidade ideal, pois precisamos dos nutrientes certos para isso. Suplementação alimentar pode ajudar, mas a alimentação deve ser sempre a fonte primária de nutrientes.

Um terceiro mito é quanto a qual tipo de exercícios físicos devem ser realizados. Alguns consideram que qualquer exercício pode ajudar a desenvolver seus músculos. Isso é uma meia-verdade. Apesar de todo exercício físico apresentar benefícios comuns, como a melhoria da circulação sanguínea e conferir maior flexibilidade ao nosso corpo, o ganho de massa muscular também se refere ao tipo de atividade que é desenvolvido para um dado grupo muscular. Exercícios adbominais podem ajudá-lo a definir seu abdômen, mas não o ajudarão a ter um bíceps bem definido, por exemplo.

Um quarto mito é quanto à prática de exercícios físicos apenas para um grupo muscular. É muito comum vermos homens que malham somente o grupo muscular dos braços, desenvolvendo-os mais rapidamente. Entretanto, se você não exercita todos os grupos musculares, significa que somente alguns estarão mais desenvolvidos, enquanto outros estarão mais atrofiados em relação àqueles, o que pode lhe conceder uma estética estranha. Exercícios como agachamento podem ajudar, por exemplo, no desenvolvimento dos músculos das pernas, e por mais que você deseje ter bíceps fortes, não devem ser ignorados.

Espero que este artigo ajude-o a desmistificar alguns mitos que há em torno do tema ganhar massa muscular. Sabemos que se trata de um tema bastante vasto e não consideramos este como sendo a única fonte sobre o assunto, mas um complemento para muitas outras que podem enriquecer ainda mais o seu aprendizado!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Email
Print