Importância dos carboidratos

Os carboidratos são os alimentos responsáveis por oferecer energia ao nosso organismo, para se ter uma ideia da importância desses alimentos, eles são a única fonte de energia utilizada pelo cérebro. Sem eles seria impossível realizarmos tarefas simples do nosso dia a dia e até mesmo os exercícios mais pesados.  Os carboidratos são os alimentos que se encontram na base da pirâmide alimentar e portanto são os que mais devem ser consumidos durante o dia. Podemos observar que habitualmente já consumidos em elevada quantidade esses alimentos, eles estão presentes no café da manhã na forma de pães, biscoitos, bolos entre outros, no almoço podemos encontrá-lo no macarrão, no arroz já no jantar a macaxeira, a batata doce que comemos são exemplos de carboidratos.

Os carboidratos que abrange diversos tipos de alimentos que nos dão energia, podem ser divididos em dois grupos que são os carboidratos simples e os complexos. Os carboidratos simples são aqueles que podem ser absorvidos rapidamente pelo organismo já que são moléculas simples e dão ao mesmo uma energia considerada imediata, pode ser encontrado nos doces, no mel, nas frutas entre outros alimentos. Já os complexos são os carboidratos que libera energia lentamente na corrente sanguínea, pode ser encontrado no arroz, pão, bolo, massas entre outros alimentos.

Importância dos carboidratos e onde encontrá-los

Os carboidratos são extremamente essenciais para a vida do indivíduo, sem eles o organismo apresenta um déficit severo de energia e não consegue desempenhar corretamente suas atividades metabólicas e cognitivas. Podemos encontrá-los em alimentos como batata, o arroz, macarrão, macaxeira, pão, frutas, granola entre outros.

Carboidratos integrais – Ainda falando sobre a importância dos carboidratos, vale ressaltar a importância dos carboidratos integrais que são fornecedores de fibras ao organismo. As fibras são extremamente importantes para o bom funcionamento do organismo, elas são capazes de melhorar o funcionamento intestinal bem como de controlar a absorção de açúcares e gordura sendo uma boa aliada no controle do colesterol alto e diabetes mellitus tipo II. Alguns carboidratos que são conhecidos e bastante consumidos por nós, apresentam uma versão integral como é o caso do pão, arroz,  macarrão,  biscoito entre outros. As versões integrais dos alimentos devem ser consumidas com mais frequência para que possamos obter os benefícios provenientes das fibras.

Risco das dietas que excluem carboidratos

Já explicamos no decorrer deste artigo o motivo pelo qual os carboidratos são extremamente importantes para nós, no entanto quando consumidos em excesso ou até mesmo aliado ao sedentarismo esses alimentos causam aumento de peso corporal. Por provocar esse efeito no organismo, é comum o aparecimento de diversos tipos de dietas que excluem os carboidratos do cardápio. No entanto, quando o indivíduo faz essa opção ele está privando o organismo de sua principal fonte energética, principalmente o cérebro já que a principal fonte de energia utilizada por ele vem dos carboidratos.

Uma dieta considerada saudável deve ser equilibrada e conter todos os tipos de alimentos e nutrientes justamente para evitar possíveis deficiências que podem acarretar sérios danos ao organismo. Um importante carboidrato que pode ser um excelente aliado na perda de peso são as fibras, isso porque além de fornecerem energia, elas contribuem para a sensação de saciedade que faz com que o indivíduo coma menos na próxima refeição. Outro ponto importante a ser destacado é que quando o indivíduo exclui os carboidratos da dieta, eles perdem peso muito rapidamente, no entanto, esse peso perdido é reposto com facilidade já que a pessoa não consegue manter esse tipo de alimentação por muito tempo.

Além disso, quando o indivíduo exclui determinado tipo de alimento, ele acaba por consumir outros em maior quantidade para tentar amenizar a fome. No caso dos carboidratos quando eles são excluídos pode ocorrer um consumo elevado de proteínas que pode levar a uma sobrecarga renal.

Importância dos carboidratos

Pode-se concluir que os carboidratos são extremamente importantes ao organismo, no entanto uma alimentação balanceada é a base para uma vida saudável. Não adianta o indivíduo apresentar um consumo satisfatório de carboidratos e em contrapartida não consumir as quantidades de proteínas, lipídios, vitaminas e minerais necessários ao organismo. Todos os nutrientes devem estar presentes no cardápio diário do indivíduo, de forma que nenhuma deficiência ou excesso venham ser encontrados.

Além de uma alimentação saudável é primordial a prática de atividades físicas não só como forma de perder peso, mas também como manutenção da saúde. É importante ressaltar a importância dos carboidratos para eles não sejam vistos como contribuidores para o excesso de peso, mas sim como alimentos fornecedores de energia essencial ao organismo.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Email
Print