Importância da alimentação no tratamento oncológico

Quando uma pessoa é diagnosticada com qualquer tipo de neoplasia, sabe que terá um longo caminho pela frente até alcançar a cura total. Os tratamentos até hoje prescritos no combate às células cancerosas, como a radioterapia e a quimioterapia, apesar de eficientes podem afetar as células sadias do paciente causando com isso, vários feitos colaterais desagradáveis durante a terapêutica.

No entanto é possível amenizar esses incômodos, com uma alimentação adequada a cada tipo de problema. Segundo especialistas em oncologia e nutrição, a dieta alimentar adotada pelo paciente é de extrema importância na sua recuperação antes, durante, e depois do tratamento. Veremos agora como isso é possível, e que atitudes a pessoa portadora de tumores cancerosos deve tomar para ter uma alimentação que reponha em seu organismo os nutrientes necessários para recompor sua energia, para que possa conduzir de maneira tranquila seu tratamento até receber alta.

Alimentação balanceada no tratamento oncológico

Quando o paciente esta se submetendo a um tratamento oncológico seja a radioterapia ou a quimioterapia deve ser orientado manter uma dieta balanceada, com alimentos saudáveis e altamente nutritivos, para que seu organismo possa reagir a possíveis infecções comuns nesse tipo de terapêutica e também combater a perda de peso que ocorre em algumas pessoas. O paciente que tem um comportamento alimentar adequado cm a consumo de vários nutrientes necessários para a manutenção de um organismo mais forte, como por exemplo, as vitaminas, proteínas, fibras, minerais e carboidratos estarão em melhores condições orgânicas de enfrentar tanto o tratamento radioterápico quanto o quimioterápico.

De acordo com especialistas na área de oncologia,a perda ou o ganho de peso que pode afetar alguns pacientes durante o tratamento pode se agravar se não houver uma prescrição nutricional adequada a esse problema. Cada pessoa possui uma demanda especifica de ingestão calórica e nutricional, por isso a orientação de nutricionista ou nutrólogo é de extrema importância, pois esse profissional está habilitado a prescrever uma alimentação balanceada adequada às necessidades de cada paciente.

Orientações alimentares durante o tratamento

Os especialistas na área recomendam que em especial no dia do tratamento, os pacientes se alimentem com comidas saudáveis e em um intervalo de três a quatro horas. No café da manhã é recomendado consumir torradas (para prevenir náuseas), muitas frutas, sucos naturais e iogurte. Para o almoço o ideal é se alimentar com uma refeição que inclua muitas frutas, queijo branco ou um peito de peru. Essas orientações para alimentação também são válidas para a hora do jantar.

Nos intervalos das refeições, o ideal é a pessoa fazer lanches que incluam suco da própria fruta, picolés ou sorvete de frutas, iogurte desnatado, gelatina ou milk-shakes. Algumas frutas recomendadas para os pacientes em tratamento oncológico são: melancia, abacaxi, morango, laranja, mamão, pêssego, kiwi, manga. Vale ressaltar que toda prescrição nutricional só deve ser feita por profissionais especializados na área.

Por Salete Dias

Se você gostou deste artigo, então que tal...

Mulheres e riscos da obesidade

Enxofre

Cardápio saudável

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Email
Print