Há variados distúrbios de saúde relacionados a problemas de higiene de nosso organismo. Desde o favorecimento ao desenvolvimento de doenças cutâneas à formação de doenças em nossa gengiva, há diversos resultados possíveis a quem não dá a apropriada atenção à higiene e hoje debateremos a respeito da importância da higiene bucal, esta que, sem ela, pode levar a problemas em nossa boca, incluindo aí os lábios e a língua.
O impacto da higiene bucal
Alguém já mordeu o lábio ou até mesmo machucou a boca enquanto escovava os dentes? Tais ferimentos, mesmo não exibindo grandes riscos ao seu bem-estar, podem tomar muito mais tempo a curar caso encontrem um ambiente propício para o desenvolvimento de bactérias em nossa boca – o que acontece nos casos de alimentação deficitária ou má higiene. Naquela situação, o ferimento tem possibilidade de infeccionar, piorar bastante e levar a consequências bem mais crônicas, nos casos extremos.
Um provável exemplo é a gengivite: uma doença que pode surgir nas gengivas, levando a infecções e sangramentos. Normalmente proveniente de consumo deficiente em ácido ascórbico (vitamina C) ou de problemas de higiene oral, quando na ausência de cuidados corretos pode se desenvolver muito, provocando até mesmo a falência – alguém não lembra das aulas de história, quando o prezado professor mencionava que vários viajantes morriam durante as viagens marítimas devido ao escorbuto?
A ocorrência da gengivose pode não ser muito frequente quando há uma alimentação equilibrada e algum cuidado adequado com a higiene, entretanto variados problemas de saúde podem aparecer, afetando língua e prejudicando até mesmo a formação da dentição.
Outro problema de saúde, este bem mais conhecido, é a cárie, geralmente decorrente de problemas no processo de escovação dos dentes, gerando o acúmulo de material orgânico (restos de alimentos) em locais de difícil acesso, onde se formam colônias de bactérias. Tais colônias agem sobre os restos de alimentos, problema.
Outro problema bastante conhecido é a halitose, popularmente denominada “mau hálito”, que também possui como causa a má higienização bucal. Trata-se do resultado do acúmulo de restos de alimentos sobre a língua, formando placas brancas onde centenas de micro-organismos diferentes podem produzir compostos que liberam enxofre, causando assim o mau odor. Mais uma vez, a solução é uma boa higiene bucal!
Como se pode perceber, há muitos problemas diferentes que podem nos prejudicar, caso não consideremos corretamente o impacto da higiene bucal em nossas vidas. Precisamos então cuidar bem, não somente de nossos dentes, mas também das gengivas, língua e da cavidade bucal como um todo, evitando-se assim o desenvolvimento de bactérias e outros microrganismos nocivos.