Estresse… Essa palavra recebe sempre uma conotação negativa, mas você sabia que você pode usar o estresse a seu favor? E não, isso não é demagogia, é ciência. Vamos entender um pouco melhor.
Estresse é um estado emocional em que o nosso organismo está se preparando para reagir a fatores externos. No passado, isso ajudava o homem a preparar-se contra perigos: o estresse reduz o metabolismo, acelera o bombeamento da corrente sanguínea e ligeiramente aguça nossos sentidos. Sendo assim, diante de um terrível predador, o homem estaria preparado para fugir da forma mais rápida possível.
Percebe-se então o estresse como um elemento a favor do homem no passado. Mas e no mundo moderno? Devido às pressões diárias em nossos empregos, negócios e em casa, o estresse acabou se tornando uma constante e começamos a perceber os efeitos nocivos do estresse: o estresse, quando em doses elevadas e constantes, pode levar a vários transtornos, inclusive a transtornos de ansiedade.
Você pode estar se perguntando “se o estresse em altas concentrações pode levar a transtornos, como isso pode ser bom?”. Simples, o estresse, como qualquer outra substância ou sensação, quando exagerado possui efeito negativo, mas o estresse moderado ajuda-nos a ficar atento ao que estamos fazendo, a nos concentrarmos mais em nossas tarefas e, assim, conseguindo um melhor desempenho. Você nunca ouviu alguém dizendo que “trabalhar melhor sob pressão”? Enfim, é isso o que aquela pessoa quer dizer, que consegue melhores resultados quando sob condições moderadas de estresse.
Sendo assim, quando começar a “sentir-se pressionado”, estressado, pare e pense: qual a razão para tal estresse? O que você pode fazer para aliviá-lo? Que tarefas precisam ser cumpridas? E então, se você souber aproveitar-se daquele “momento” para conseguir uma produção muito maior, esteja certo de que terá usado o estresse a seu favor.
Não faça como muitos que, em momentos de estresse, em vez de analisar a situação e agir, partem para a pior atitude que podem tomar: desesperam-se.
E então, amigo, já sabe como usar o estresse a seu favor em seu ambiente de trabalho e em sua casa? Pronto para aproveitar-se dessa oportunidade? Comente aqui a sua experiência!