Os métodos contraceptivos tratam-se de meios disponíveis na sociedade para evitar uma gravidez indesejada. Muitas mulheres com vida sexual ativa utilizam métodos contraceptivos para realizar um planejamento familiar efetivo. Antigamente quando as mulheres não tinham acesso a grande diversidade de métodos contraceptivos existentes em nossa sociedade atual, o número de filhos era bem maior e planejar a família fugia do controle do casal. Atualmente além de existir uma grande quantidade de métodos contraceptivos, eles são altamente acessíveis a todas as camadas sociais.
Tipos de métodos contraceptivos
Contraceptivos orais e injetáveis – As pílulas ou injeções de hormônios contraceptivos são utilizadas por um grande número de mulheres. Existem diversos tipos de dosagens hormonais e a dosagem necessária para cada mulher deve ser indicada por um ginecologista. As pílulas anticoncepcionais devem ser ingeridas diariamente, portanto para aquelas mulheres mais esquecidas as injeções são melhores opções.
DIU – O dispositivo intrauterino é um método muito eficaz no combate a gravidez, além disso não se faz necessária a utilização de hormônios contraceptivos.
Camisinha – A camisinha além de prevenir a gravidez, ela também combate a transmissão das doenças sexualmente transmissíveis. Quando utilizada corretamente, esse método é muito eficaz.
Pílula do dia seguinte – Essa pílula é considerada de emergência e não deve ser utilizada com frequência. Ela é eficaz quando utilizada até 72 horas depois de uma relação sexual. No entanto, quanto mais tarde ela for utiliza sua eficácia pode ser reduzida, ou seja, a mulher deve fazer o uso dessa pílula o mais breve possível após uma relação desprotegida ou em outras situações.
Os métodos de coito interrompido, tabelinha e temperatura não são eficazes e podem a qualquer momento resultar em uma gravidez indesejada.
Importância do planejamento familiar
O planejamento familiar permite que o casal possa escolher o momento certo dos filhos fazerem parte de suas vidas. Isso é muito importante, pois quando o casal se prepara para receber uma criança, além de poder proporcionar uma melhor qualidade de vida a seu filho, os pais procuram preparar um ambiente familiar estável e prazeroso para a chegada dos filhos.
Considerações finais
A camisinha deve ser considerada como um dos mais importantes métodos contraceptivos, pois além de evitar a gravidez ela evita as doenças sexualmente transmissíveis. Quando a mulher utiliza algum outro método contraceptivo muitas vezes ela não utiliza a camisinha já que não corre o risco de engravidar, no entanto para aquelas mulheres que não tem conhecimento do estado de saúde e da vida sexual do seu parceiro, o risco de adquirir uma DST é muito alto.