Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Geral Fatores genéticos da calvície

Fatores genéticos da calvície

Pesquisadores estudaram o genótipo de um grande grupo de pessoas e a partir dessa pesquisa isolaram alguns dos fatores genéticos da calvície. Tais estudos tiveram como principal foco a identificação de genes comuns em pessoas calvas.

A calvície, que se trata de um problema de queda de cabelos, possui natureza genética e ocorre predominantemente em homens. Tal problema ainda hoje não possui tratamento ou cura definitiva, mas cientistas estão avançando alguns passos por meio da identificação dos fatores genéticos responsáveis.

Segundo estudos da Universidade de Bonn e do King’s College, há uma forte relação entre o surgimento da calvície e dois genes que podem aparecer no cromossomo 20.

Homens que tiverem o azar de ter ambos os genes em seu cromossomo possuem sete vezes mais riscos de apresentarem a calvície antes dos 40 anos.

Deve-se lembrar que este não é o primeiro estudo sobre o assunto e que outros fatores genéticos já foram identificados anteriormente, como possíveis variantes do gene presente no cromossomo X, herdado da mãe.

Entretanto, apesar de identificarem os fatores genéticos relacionados à calvície, ainda não se conhecem as causas para tal e muito menos se tem um tratamento definitivo para a calvície.

Estudos similares poderão ser desenvolvidos para vários outros problemas de saúde de natureza genética, e não são poucos os beneficiados! Os estudos do genótipo dos seres humanos podem ajudar, inclusive, na melhor compreensão dos fatores genéticos envolvidos com a obesidade, um dos grandes males da atualidade.

Muitas pesquisas ainda serão desenvolvidas a fim de melhor esclarecer tal problema a fim de identificar uma cura, mas com certeza, determinar os fatores genéticos da calvície é um grande passo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top