Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

A AIDS

No nosso país, já são mais de 215 mil casos identificados, sendo as regiões Sudeste e Sul de maior concentração. Em 2008, cerca de 33,4 milhões de sujeitos em toda a Terra foram identificados como portadores de HIV/AIDS. Deles, 2,1 milhões eram infantes com idade inferior a 15 anos.

Esse problema de saúde disseminou-se de forma breve pela Terra, atingindo o sistema imunológico. Seu agente causador é o vírus HIV.

Sintomas

A AIDS é um problema de saúde que leva a perda de peso e debilidade do sistema imunológico, tornando o indivíduo muito mais susceptível a desenvolver outras doenças (câncer, pneumonia, obstáculos para a memorização, etc.).

Demais indícios são aumento dos gânglios (ingua), febre alta, diarreia constante, dores de garganta e em outras partes do organismo.

Transmissão

A AIDS é transmitida através de relações sexuais sem uso de métodos preservativos, como a camisinha, e transfusão de sangue contaminado. Na gravidez e no aleitamento materno, a AIDS consegue ser transmitida para o filho da mãe infectada, também.

O compartilhamento de instrumentos para a utilização de drogas injetáveis também pode conduzir ao desenvolvimento da patologia.

O diagnóstico dela é feito a partir de exames sanguíneos que identificam a presença do vírus ou dos anticorpos correspondentes no sujeito.

Para evitar a mesma é importante o emprego da camisinha nas relações sexuais e as transfusões de sangue precisam ser cumpridas somente após a certeza de que o sangue a ser transferido não demonstra o vírus.

As gestantes portadoras de tal problema de saúde conseguem impedir que o pequeno adquira o vírus segundo o uso de anti retroviral no período de gestação.

Há cura para a AIDS?

A cura da AIDS está cada vez mais próxima. Vários medicamentos foram desenvolvidos ou melhorados com o intuito da cura da patologia. Estas drogas apresentam-se eficazes na minimização da progressão do distúrbio e no controle dela.

Diversas pessoas que são portadoras da AIDS conseguem obter uma boa qualidade de vida mediante o controle da doença. Entretanto, esse problema de saúde não apresenta ainda uma cura, mas já se pode controlá-la pelo uso de remédios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top