Formas de manter-se em boa forma

Muitos são os jeitos como podemos exercitar nosso corpo e assim manter nossa boa forma física. E não estamos falando somente de como podemos fazer isso em uma academia, não. Se você não gosta muito de academias de ginástica, saiba que você pode conseguir uma boa forma física também por outros meios.

Natação

Para quem gosta de nadar, uma boa opção para manter a forma física é fazendo o que mais gosta: nadando. A natação ajuda a desenvolver o corpo como um todo, trabalhando não somente braços e pernas mas também promovendo exercícios de respiração. E há várias formas de praticar-se natação.

Por exemplo, se você mora em um condomínio onde há piscina ou há uma piscina em sua casa, então você pode tirar proveito disso e nadar na mesma três ou quatro vezes por semana. Sessões de 30 a 45 minutos de natação deveriam ser mais do que suficientes!

Por outro lado, se não há acesso fácil a uma piscina, então você pode associar-se a algum clube aquático. A vantagem de ser um associado de um clube aquático é que, além de poder exercitar-se, essa pode ser uma ótima opção de lazer. No caso de clubes aquáticos, pode ser mais difícil deslocar-se até lá quatro vezes por semana, mas você deveria buscar ao menos ter uma frequência semanal.

Caminhadas

Quem não gosta ou não sabe nadar (em minha opinião, deveria aprender!) pode optar por outras formas simples e eficientes na manutenção da saúde, como caminhadas ou corridas em uma área próxima à sua residência.

O melhor horário para a prática de uma caminhada ou corrida é pela manhã bem cedo, o que ajudará seu corpo a ter mais disposição ao longo do dia. Caso não seja possível, você pode realizar suas atividades físicas ao final da tarde.

Outra opção é o ciclismo, que também pode ajudá-lo a manter a forma física.

Fitness em casa

Há várias formas de realizar exercícios de fitness sem sair de casa. Há, inclusive, programas de TV destinados a quem gosta de realizar exercícios físicos em casa. Se não há nenhum programa do tipo na programação dos canais que você assiste, mesmo assim você pode comprar ou alugar algum DVD com exercícios tal que você tenha seu próprio “personal trainer” em casa, para ajudá-lo em suas atividades.

Agora, uma coisa que muitas pessoas esquecem quando realizam exercícios físicos em casa é da importância do aquecimento. Um bom aquecimento é vital antes de qualquer tipo de atividade física, seja ela realizada em casa ou em uma academia de ginástica. Então sempre comece por exercícios de alongamento e aquecimento.

Quando não realizamos alongamentos e aquecimentos adequadamente, podemos vir a ter certas lesões que, além de bem dolorosas, podem nos impedir de realizar nossas atividades de fitness por dias, prejudicando assim todo o trabalho que realizamos.

Outra coisa que você pode fazer é criar um “diário” registrando tudo o que achar importante. Desde a frequência dos exercícios ao tempo gasto nos mesmos, tudo pode ser anotado nesse seu diário. Use isso como um registro para facilmente analisar o que já fez e assim decidir melhor sobre como deve proceder.

Em resumo, há várias formas de manter-se a boa forma e você só precisa encontrar aquela que melhor se adéqua às suas necessidades. Há milhões de equipamentos, acessórios, suplementos e tipos de exercícios que você pode combinar e criar sua própria rotina de fitness personalizada. Seja esperto, avalie cuidadosamente e configure seu próprio caminho para a forma física perfeita.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Email
Print