Exercícios podem ajudar a ganhar massa muscular

Quem não quer ganhar massa muscular? Todos nós já nos olhamos alguma vez no espelho e percebemos que poderíamos perder um pouco de peso, “ter menos barriga” e ganhar um pouco de massa muscular, tendo assim um físico mais bem definido. Nosso artigo hoje foca justamente na discussão de algumas dicas para quem deseja realizar exercícios pensando em ganhar massa muscular.

Há formas diferentes de se trabalhar os músculos em um exercício físico. Se você quer maior resistência, como é o caso de corredores de maratona, então você provavelmente aumentará a duração dos exercícios para tornar seus músculos mais resistentes.

Mas se o que você quer é ganhar mais massa muscular, então é melhor manter ou até reduzir a duração e aumentar a intensidade do exercícios, assim você estará forçando mais os seus músculos, o que ajudará na construção dos tecidos. Uma dica que muitos oferecem é então aumentar a intensidade e realizar exercícios “até não conseguir mais”, porém essa última parte da dica pode ser um pouco perigosa, pois se feito incorretamente pode levar a uma lesão, então é importante estar sempre atento para não extrapolar demais!

Além disso, o tipo de exercício que você pratica é importante. Exercícios aeróbicos (também conhecidos como exercícios cardio) não são muito recomendados, pois eles não ajudam na construção da massa muscular, em vez disso, busque um treinamento focado na resistência muscular.

Exercícios de musculação com halteres, por exemplo, apresentam essa característica – e há inúmeros exercícios diferentes que podem ser realizados com diversos tipos de halteres, principalmente para o tronco e para os braços. E se você gosta de praticar exercícios em casa, pode ser uma boa ideia adquirir um ou dois pares de halteres.

E já que estamos falando em levantar pesos, é importante considerar esta como sendo uma atividade essencial em qualquer programa de fitness focado em construção de massa muscular. O levantamento de peso não somente ajuda a “ganhar músculos”, mas também ajuda a queimar calorias, então se você também quer perder peso, esta também é uma boa opção!

E lembre-se de que é importante trabalhar todos os grupos musculares! É muito comum entre homens querer-se trabalhar somente os músculos dos braços e da parte superior do tronco, mas esta não é a forma correta. Se você não exercitar adequadamente todos os grupos musculares, eles não se desenvolverão corretamente.

E aqui vai um alerta para aqueles que gostam de tomar analgésicos após os exercícios físicos: essa não é uma boa ideia. O uso de medicamentos para aliviar as sensações de dores pode ter influência negativa no ganho de massa muscular, prejudicando assim a construção de seus músculos. Assim, evite-os e se as dores são muito intensas então é importante reduzir a quantidade de exercícios ou consultar um especialista para saber o que você está fazendo errado.

E agora, que tal falarmos um pouco sobre a parte da alimentação? Sim, pois se você quer construir músculos bem definidos e fortes, não bastam somente exercícios, é importante alimentar bem o seu corpo. Assim, você precisa buscar a dieta certa para você, mas lembre-se que nenhuma dieta é perfeita para todos, então você precisa encontrar aquela que melhor se adéqua aos seus objetivos.

Quem deseja perder peso, precisa de uma dieta com baixo teor calórico bem como reduzido teor de gordura. E quem procura ganhar massa muscular deve aumentar a quantidade de calorias que ingere bem como de alimentos ricos em proteínas, nutriente fundamental na construção e reparação de tecidos.

A carne, por exemplo, é um alimento rico em proteínas e por isso geralmente está presente na dieta de quem deseja ganhar massa muscular. Se desejar, pode também utilizar-se de shakes e outros suplementos ricos em proteína, geralmente consumidos após o treinamento.

Ganhar massa muscular não é fácil – apesar de propagandas e revistas dizerem o contrário. É um processo lento porém, se feito corretamente, pode ser bastante recompensador. Tenha essas dicas em mente e você deve alcançar o sucesso que deseja em seu crescimento muscular dentro de um prazo razoável.

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Email
Print