Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Exercícios Físicos,Hipertensão Arterial Exercícios físicos para hipertensos

Exercícios físicos para hipertensos

Os exercícios físicos para hipertensos devem ser voltados ao aumento do fluxo sanguíneo, porém sem tensão nas veias e artérias. Então, a partir desses preceitos, deve-se evitar os exercícios de força muscular intensa como musculação e lutas (exercícios anaeróbicos), por exemplo.

Em alguns estudos foi visto que o exercício anaeróbico pode elevar o risco de complicações da doença e até mesmo ocasionar outras ainda mais graves. Isso porque alguns orgãos vitais sofrem alterações com o aumento da pressão arterial como os rins, pulmões, cérebro e coração. Podendo ser agravante o quadro, se o indivíduo com hipertensão praticar esse tipo de exercício.

No entanto, os exercícios físicos mais indicados para hipertensos são os aeróbicos como caminhada, bicicleta, corrida, natação e hidroginástica. Pois eles aumentam o fluxo sanguíneo e ainda proporcionam prazer e alívio de estresse, isso faz muito bem ao nosso organismo e a nossa mente.

Veja abaixo alguns benefícios do exercício físico para hipertensos:

  • Redução da pressão arterial em repouso e também durante a atividade física;
  • Aumento do colesterol HDL (“bom”);
  • Redução do colesterol LDL (“ruim”);
  • Aumento da sensibilidade à insulina;
  • Redução da tolerância à glicose;
  • Além de auxiliar na redução do peso corporal do indivíduo.

A atenção ao iniciar uma prática é de extrema importância não só para os hipertensos como também para todas as pessoas que desejam um melhor condicionamento físico, prevenção e tratamento de doenças. Pois todo exercício físico, se não for praticado de forma correta, poderá acarretar em sérios riscos à sua saúde.

Não há outra forma de iniciar uma atividade física, se não for gradativa e adequada à sua necessidade. E somente um profissional de educação física saberá orientá-lo com segurança. Mas vale ressaltar que antes de qualquer prática de atividade física, você deverá passar por uma consulta médica para saber se tem algum problema de saúde que possa restringí-lo de certas atividades.

É importante lembrar que os exercícios físicos não vão curar a hipertensão e sim diminuir a doença e os efeitos dela. Se sabe até agora que os rins continuam com suas paredes contraídas, mesmo a pessoa fazendo os exercícios aeróbicos (responsáveis pelo aumento do fluxo do sangue e o relaxamento das arteríolas), por isso não é possível se conseguir a cura com a prática de atividade física.

Porém, já foi citado neste texto os benefícios dos exercícios físicos para hipertensos, bem como uma melhor condição de bem-estar. Acrescenta-se ainda o fato de perda de concentrações de sal, que vai junto com a eliminação de água (na sudorese), a redução da viscosidade sanguínea e também a diminuição do hormônio adrenalina no sangue.

Por Márcio Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top