Olá outra vez! Você sabia que um dos tratamentos mais eficientes para os pacientes reumáticos são os exercícios físicos? Mas o que realmente é reumatismo? Você sabe? Bem nós resolvemos escrever um artigo para esclarecer algumas dúvidas sobre essa doença e explicar um pouco mais como exercícios físicos podem ajudar a amenizar as dores provocadas pela mesma.
Bem respondendo uma das perguntas feitas acima, reumatismo faz parte do conjunto de doenças que estão diretamente ligadas as articulações, ao sistema ósseo e muscular. Resumindo reumatismo não é uma única doença, e sim um grupo delas. As principais doenças desse grupo são: gota, mialgia, neurite e artrite.
Por isso que um paciente que tem algum problema reumático e ainda não tem incluído nos seus hábitos diários, a prática de exercícios físicos. Isto é, são adeptos ao sedentarismo, tem uma grande tendência no agravamento do seu problemas, pois as articulações tendem a ficar enrijecidas e sem flexibilidade, sem forçar muscular, as dores aumentam gradualmente.
Um tratamento para esse grupo com ajuda dos medicamentos corretos e com o exercício físico é possível que os pacientes reumáticos consigam reduzir o seu peso, obter mais flexibilidade, diminuir o grau das dores nas articulações e nos músculos. Como a prática de exercícios gera durante e depois da atividade neurotransmissores que dão a sensação de prazer e bem-estar, elas atuam como uma espécie de analgésico para as dores provocadas pelo reumatismo.
Os exercícios mais recomendados pelos especialistas para pacientes reumáticos são os aeróbicos e o pilates. Este último é bastante interessante pois usa mais as técnicas de alongamento, ajudando na reeducação dos movimentos corporais, auxiliando no aumento da flexibilidade muscular, além de ajudar a prevenir lesões e corrigir a postura.
Principalmente porque os portadores deste problema são mais tendenciosos a adquirirem outros problema de saúde como, a depressão. E como os exercícios físicos produzem adrenalina e endorfina, provocando o combate a esta outra doença. Como qualquer pessoa, os pacientes reumáticos para executar atividades físicas com acompanhamento de um profissional, além do seu médico, que é quem indicará os melhores exercícios físicos para o reumatismo.
Mas os mais indicados são os exercícios de extensão de movimento, isto é, atividades que movimentem o corpo todo como a dança, os outros exercícios são os que exigem força como musculação, por exemplo, por auxiliar a manter a força das fibras musculares principalmente as afetadas pela artrite.
Por isso fazer caminhadas e andar de bicicleta, durante 30 minutos diários são fundamentais para um bom começo. E para não faltar energia para a realização das atividades físicas, é bom ter uma alimentação equilibrada e rica em nutrientes que contenham propriedades que ajudem a fortalecer o sistema imunológico, e para suprir toda a carga dos exercícios.
E se você tem reumatismo lembre-se de consultar o seu médico reumatologista, para ele indicar-lhe a melhor série de exercícios, e ainda receitará remédios para ajudar com maior intensidade no tratamento. Procurando fazer o possível para diminuir a rigidez, o cansaço dos músculos e o remoço do paciente da piora do seu quadro médico.