Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Doenças Cardiovasculares,Exercícios Físicos Exercícios aeróbicos combatendo insuficiência cardíaca

Exercícios aeróbicos combatendo insuficiência cardíaca

Já falamos em vários artigos aqui sobre a importância dos exercícios físicos e como os exercícios físicos aeróbicos, um dos tipos de exercícios, podem trazer vários benefícios ao nosso corpo, principalmente aos sistemas respiratório e cardiovascular. Pois bem, desta vez se trata dos resultados de uma pesquisa científica desenvolvida na Universidade de São Paulo (USP) pela pesquisadora Juliane Campos, que comprovam a eficiência dos exercícios aeróbicos no combate da insuficiência cardíaca.

Primeiro, vamos contextualizar o problema aqui mencionado: nosso coração precisa bombear sangue por todo o nosso corpo, levando assim oxigênio e nutrientes para todas as células. Entretanto, em certas situações o coração não é capaz de bombear o sangue da forma que o nosso corpo precisa – tal situação é conhecida como insuficiência cardíaca.

Em uma pesquisa anterior, o professor Júlio César Ferreira percebeu que quando há insuficiência cardíaca podia-se observar um acúmulo de proteínas altamente reativas nas células cardíacas, proteínas estas que prejudicavam o bom funcionamento do coração. Além disso, seu acúmulo também poderia levar à morte das células cardíacas, piorando ainda mais a situação.

Segundo os dados da pesquisa de Juliane Campos, a prática de exercícios aeróbicos ajuda na “limpeza” celular, reduzindo assim as tais proteínas altamente reativas – e sem “proteínas ruins”, o coração volta a trabalhar bem.

O experimento da pesquisadora Juliane foi realizado e observado no momento somente em ratos, não sendo aplicados ainda a seres humanos. Segundo seu experimento, ratos com problemas de insuficiência cardíaca apresentaram significativas melhores após a submissão a um programa de exercícios físicos aeróbicos com duração de cerca de uma hora.

Infelizmente não foram publicadas informações sobre o tempo necessário para a recuperação dos ratos, mas já se sabe que após um intervalo de tempo os ratos que tiveram problemas de insuficiência cardíaca alcançaram índices de consumo similares aos de ratos que não tiveram o problema, indicando assim uma melhoria considerável mediante a prática de exercícios aeróbicos.

E se já estão os exercícios aeróbicos combatendo insuficiência cardíaca em ratos, por que não imaginar que tais resultados não serão em breve conclusivos também sobre seus efeitos em seres humanos?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top