A educação física tem como principais objetivos a manuntenção da saúde corporal e da mente. Porém seu currículo abrange outras características como, por exemplo, o interesse da criança por esportes, no qual nem sempre é saudável esta prática, pois pode virá meio de ganhar dinheiro e, com isso, a visão da saúde se perde, passando o indivíduo a ser um produto. Onde o que importa é o espetáculo que ele pode proporcionar e não o seu bem-estar.
A educação física escolar exerce papel fundamental para a formação do aluno enquanto indivíduo inserido na sociedade e também no interesse pela prática de atividade física mesmo após a criança ter saído da escola.
O desenvolvimento psicomotor também é de extrema importância na educação física escolar. Com o desenvolver da psicomotricidade na infância, a criança certamente irá desempenhar melhor suas habilidades do dia-a-dia e outras que, possívelmente, apareceram no futuro.
A psicomotricidade está relacionada a jogos e brincadeiras que podem ser promovidos com facilidade pelo professor de educação física. Alguns exemplos são:
- Jogos e brincadeiras de agilidade;
- Jogos e brincadeiras de raciocínio;
- Jogos e brincadeiras que promovam a interação dos alunos;
- Jogos e brincadeiras com algum tipo regra como, por exemplo, obedecer a um comando, entre outras.
São muitas as opções para o professor trabalhar com o aluno, basta pôr-las em prática. Alguns exemplos de atividades recreativas são: amarelinha, caça ao tesouro, brincadeiras com bola, pique-cola, corridas, entre tantas outras.
Lembrando que para crianças maiores de 10 anos alguns esportes já podem ser apresentados na grade curricular, desde que seja respeitado tanto o limite físico quanto o emocional de cada uma delas. E sem cobrança por movimentos perfeitos.
As brincadeiras fazem parte da vida da criança desde o colo da mãe, no entanto se não houver um estímulo para que continue e se estenda da infância até mesmo a adultez, a prática é esquecida. Assim favorecendo maiores níveis de estresse e de outras complicações de saúde no decorrer da vida.
A educação física escolar é o primordial aprendizado do homem sobre o seu corpo e mente, por isso deve ser constituída de profissionais capacitados e que possam sempre levar informações importantes para seus alunos, de forma clara e objetiva.
Afinal, preservar a saúde é fácil e divertido, é claro, se for de forma prazerosa! É aí que entra o bom profissional de educação física, fazendo com que a prática de atividade física não se torne monotona e sem estímulo.
Por Márcio Costa