Bom, falando com franqueza, não existe determinado exercício de abdômen ou aparelho que faça “tal milagre”, pois os exercícios abdominais apenas enrijecem a musculatura local. Então, como perder barriga? Deve-se começar pela boca ou seja, ter melhores hábitos alimentares (selecionar alimentos que contenham fibras, proteínas, vitaminas, ômega 3 e carboidratos).
Vale ressaltar que o carboidrato é muito importante para uma alimentação saudável, até mesmo porque ele é a principal fonte de energia para o corpo humano, sendo imprescindível para o cérebro, já que o mesmo utiliza-se somente desta fonte de energia para exercer suas funções. Frutas, verduras, peixes e cereais são alguns exemplos de alimentos saudáveis.
Evite refrigerantes, doces, frituras e outros alimentos gordurosos, como salgados, pães fermentados, bolos, etc. Assim o percentual de gordura corporal reduzirá confortavelmente. Ah, as refeições devem ser feitas ao menos 6 vezes ao dia. Claro, com educação! Seguidas as recomendações acima, está na hora de partir aos exercícios físicos! Inicialmente, os exercícios têm que ser leves para não comprometer as estruturas do corpo e suas funções.
Que exercícios físicos são esses? São os de preferência própria, assim tem-se estímulo para não parar. Mas é claro que eles devem ser adequados a cada pessoa. Por exemplo: para um obeso, não é indicado correr na esteira porque pode sobrecarregar os membros inferiores, principalmente os joelhos, assim a ocorrência de lesões se torna mais propícia. No entanto a bicicleta, numa posição em que os joelhos não fiquem muito flexionados e nem totalmente estendidos em suas passadas, é indicada.
Alguns exemplos de exercícios são: corrida, caminhada, pedalada de bicicleta, dança, ginástica, entre outros. Lembrando que estes são aeróbicos. Agora é hora de falar dos anaeróbicos, que são aqueles exercícios de musculação. Alguns exemplos são: Adbominais, flexão de braços e pernas com respectivas cargas, ginástica localizada… enfim, aqueles exercícios de academia.
Os exercícios aeróbicos e anaeróbicos podem e devem ser feitos combinados. Regulando 30 minutos de aeróbico com 20 de anaeróbicos e uma boa alimentação você nunca mais será o mesmo. Não fique parado! Comece agora mesmo sua batalha para emagrecer com saúde e disposição. Com essas recomendações você saberá como perder barriga. Até a próxima. E lembre que com esforço e dedicação se pode tudo!