Aptidão física é a capacidade de funcionar eficazmente em toda a sua jornada de trabalho, realizar outras atividades habituais e ainda ter energia de sobra para lidar com todas as solicitações extra ou emergências que possam surgir.
Os componentes da aptidão física são:
- Resistência Cardiorrespiratória – a eficiência com que o corpo fornece oxigênio e nutrientes necessários para a atividade muscular e transporta produtos residuais das células;
- Força muscular – a maior quantidade de força de um músculo ou grupo muscular que pode exercer em um único esforço;
- Resistência muscular – a capacidade de um músculo ou grupo muscular para realizar movimentos repetidos com uma força sub-máxima por longos períodos de tempo;
- Flexibilidade – a habilidade de mover as articulações ou qualquer grupo de juntas através de um grupo de movimentos;
- Composição corporal – a percentagem de gordura corporal de uma pessoa em relação a sua massa corporal total.
Melhorar os três primeiros componentes da aptidão listados acima terá um impacto positivo sobre a composição corporal e irá resultar em menos gordura. Excesso de gordura corporal prejudica os outros componentes da aptidão, reduz o desempenho, prejudica a aparência, e afeta negativamente sua saúde.
Fatores como velocidade, agilidade, força muscular, coordenação olho-mão e coordenação olho-pé são classificados como componentes da aptidão motora. Esses são os fatores que mais afetam a sua capacidade atlética. Uma formação adequada pode melhorar esses fatores dentro dos limites de seu potencial. A perda de peso de forma saudável e um programa de fitness visam melhorar ou manter todos os componentes da aptidão física e motora através de treinamento físico específico de forma continuada.
Princípios do Exercício
A adesão a certos princípios básicos do exercício é importante para desenvolver um programa eficaz. Os mesmos princípios de exercício se aplicam a todos em todos os níveis de treinamento físico, desde o atleta olímpico de alto calibre ao corredor de fim de semana.
Esses princípios básicos do exercício devem ser seguidos:
Regularidade – Para obter um efeito de treinamento, você deve exercitar-se com frequência. Você deve exercitar cada um dos quatro primeiros componentes da aptidão pelo menos três vezes por semana. Exercício pouco frequente pode fazer mais mal do que bem. Regularidade é também importante em repouso, dormindo, e seguindo uma dieta sensata.
Progressão – A intensidade e/ou duração do exercício devem aumentar gradualmente para melhorar o nível de aptidão (fitness).
Equilíbrio – Para ser eficaz, um programa deve incluir atividades que abordem todos os componentes da aptidão, já que enfatizar demais qualquer um deles pode prejudicar os outros.
Variedade – Fornecendo uma variedade de atividades reduz o tédio e aumenta a motivação e progresso.
Especificidade – A formação deve ser voltada para objetivos específicos. Por exemplo, as pessoas se tornam melhores corredoras se sua formação enfatiza corridas. Embora a natação seja um ótimo exercício, nadar 2 quilômetros não ajuda tanto alguém que busca aperfeiçoar sua corrida quanto um programa focado em corridas.
Recuperação – Um dia de treinamento pesado para um determinado componente da aptidão deve ser seguido por um dia de treinamento mais leve ou de descanso para esse componente e/ou grupo muscular para ajudar a recuperação. Outra forma de permitir a recuperação é alternar os grupos musculares exercitados todos os dias, principalmente quando em treinamento de força e/ou resistência muscular.
Sobrecarga – A carga de trabalho de cada sessão de exercícios deve exceder as exigências normais que o corpo está acostumado a atender, a fim de trazer um efeito de treinamento.