Aquilo que muitos já sabiam (ou suspeitavam) de forma intuitiva agora foi comprovado por meio de pesquisa científica: caminhar pode ter efeito benéfico no alívio de dores na coluna.
A partir de uma amostragem de 52 pessoas com dores na região lomba, as pesquisadoras Ilana Shnayderman e Michal Katz-Leurer dividiram em dois grupos onde um trabalho um programa de caminhada aeróbica enquanto o outro grupo participou de um programa de fortalecimento dos músculos abdominais.
Em ambos os grupos percebeu-se melhoria significativa quanto às dores nas costas, entretanto o grupo que praticou caminhada teve outros benefícios subsequentes do tipo de atividade promovida, dentre eles redução da pressão arterial, alívio do estresse e desenvolveram uma rotina diária mais ativa.
É claro que, para atingir a plenitude dos benefícios proporcionados, é importante que alguns cuidados sejam tomados durante a caminhada: a escolha de roupas e calçados confortáveis para a execução de tal atividade, manter durante toda a mesma uma postura correta, caminhar pelo menos 30 minutos e no máximo uma hora, hidratar-se bem antes e após a atividade física.
A prática de atividades físicas ajuda o organismo (mais especificamente a hipófise) a produzir endorfina, um neurotransmissor que ajuda a provocar a sensação de bem-estar bem como posso efeito analgésico. Além disso, realizar caminhadas mantendo uma postura correta ajuda o organismo a aliviar as tensões provocadas sobre músculos e ossos decorrentes de horas sentado ou deitado em posições inadequadas.