Já não é nenhuma novidade quanto aos benefícios da prática de exercícios físicos em nosso organismo. Não são um ou dois, mas vários, centenas de estudos que comprovam favoravelmente isso. Cardiologistas de vários países da Europa, Estados Unidos e também do Brasil recomendam a prática de exercícios físicos de forma regular, a fim de cuidar de nossa saúde.
Uma das grandes causas da importância dos exercícios físicos é o fato de que esta é uma excelente forma de combater o sedentarismo. O sedentarismo é o hábito da inércia, isto é, não realizar atividades físicas com o nosso corpo. A prática de esportes, por exemplo, ajuda-nos não somente a nos socializar, mas também nos levam a romper com a imobilidade que temos a cada dia em nossas novas vidas modernas, onde muitas vezes estudamos, trabalhamos e desempenhamos outras tarefas sentados ou deitados, quase imóveis.
Entretanto, dentre os jovens (principalmente as crianças), os exercícios físicos precisam competir pela sua atenção com fortes concorrentes, como o computador e a televisão, agentes que promovem ainda mais a imobilidade do ser humano. E é aqui onde pesquisadores buscam novas soluções, tentando converter antigos vilões em parceiros na promoção da saúde. Um exemplo disso são alguns dos novos jogos que, por meio de acessórios adequados, permitem a interação do usuário utilizando-se de movimentos corporais, levando-o a romper a imobilidade enquanto se diverte.
Mas talvez não seja tão grande o impacto perceptível de uma vida mais ativa em jovens como é na vida daqueles que já se encontram na terceira idade. Nesses casos, há uma grande promoção de suas condições físicas e psíquicas. E por isso, é provável que você já tenha lido em algum lugar a respeito da importância dos exercícios físicos para idosos ou, como se prefere dizer hoje, para a terceira idade. É a busca constante por melhorias na qualidade de vida de todas as pessoas de nossa sociedade!
E se você é um pesquisador, esteja certo de que encontrará em qualquer uma dessas áreas campo fértil para muita pesquisa e muitas melhorias – com as mudanças constantes que nossa sociedade vive quanto aos seus costumes e estilo de vida, tais pesquisas para aprimorar a prática de exercícios físicos devem ser uma constante.
Entretanto, a fim de que se sinta o efeito benéfico prática de exercícios físicos, é necessária que a mesma seja feita de forma gradual, evitando-se assim exageros que também podem comprometer nossa saúde. Quem nunca foi a uma academia e, após uma longa e pesada sessão, sentiu no dia seguinte todo o corpo dolorido? Pois bem, se feitos de forma correta e moderada, os exercícios podem promover diversos benefícios, como a perda de peso, ganho de massa muscular e definição do corpo, sem causar-nos dores ou complicações.
E então, pronto para uma boa caminhada ou pedalar em um parque? Espero que sim, pois não deveria ficar somente na leitura desse artigo: faça você também, quebre a rotina, comece a prática de exercícios físicos e sinta você mesmo os efeitos benéficos dos mesmos!