Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Exercícios Físicos Atividades físicas para crianças

Atividades físicas para crianças

As atividades físicas para crianças são variadas, basta que sejam inseridas da melhor maneira possível no cotidiano da criança. E, com isso deve-se compreender que atividade física (toda e qualquer prática que envolva gasto de energia acima do nível normal, ou seja, acima do nível em repouso, mas que tenha como objetivo somente o prazer de exercitar-se) é diferente de exercício físico (toda e qualquer atividade física com gasto de energia superior ao nível de repouso, mas que tenha um objetivo a ser alcançado, ou seja, qualquer atividade que contenha um objetivo comum como, por exemplo, treinamento específico de algum esporte para melhorar o desempenho do atleta em competições).

As fases do desenvolvimento da criança devem ser, integralmente, respeitadas. Por isso não se deve confundir as práticas de atividades e de exercícios, afim de não prejudicar suas habilidades psicomotoras. As atividades recreativas são de extrema importância no desenvolvimento social da criança, no desenvolvimento psicomotor e no interesse pela prática de atividades físicas no futuro. Com isso, tem-se um melhor convívio social e familiar da criança, entre outros.

As atividades recreativas podem ser brincadeiras em grupos, pega-pega, morto-vivo, mímicas, bambolê, amarelinha, brincadeiras com bola, enfim,  são inúmeras as atividades recreativas e todas elas têm como características exercitar habilidades como correr, raciocinar, desviar, atenção na reação.

Todas essas e outras habilidades seram importantes para o desenvolvimento geral da criança.

Veja algumas das principais práticas de atividades físicas para crianças:

  • Atividades recreativas e natação – a partir de 1 ano de idade;
  • Atividades recreativas e ballet – a partir de 5 anos de idade;
  • Atividades recreativas e esportivas que contemplem um nível de complexidade maior (como vôlei, basquete, futebol, artes marciais, de forma a não haver correção de movimentos errados ou técnicas inapropriadas), além de poder incluir alongamentos e caminhadas – a partir de 8 anos de idade;
  • Todas já citadas e mais algumas como corridas leves e um aumento no número de grau de complexibilidade das práticas esportivas, mas ainda sem muitas correções – a partir de 10 anos de idade;
  • Todas mencionadas anteriormente mais alguns exercícios de força como, por exemplo, “leve musculação”e treinamentos específicos de algumas modalidades esportivas, podendo daqui por diante imprimir um maior nível entendimento da criança com a prática esportiva como a execução mais correta dos movimentos envolvidos – a partir de 12 anos de idade.

A prática de atividade física contem divesos benefícios à saúde como:

  • Condição cardio-vascular melhorada;
  • Fortalecimento dos ossos;
  • Fortalecimento das articulações;
  • Redução do nível de LDL (mau colesterol);
  • Aumento do nível de HDL (bom colesterol);
  • Ajuda a insulina a entrar na célula, com isso age no controle do diabetes;
  • A pressão arterial é diminuída, quando o indivíduo está no estado de repouso;
  • E há um controle do peso corporal (manutenção, aumento e redução, vai depender das necessidades de cada um e do tipo de treinamento).

O professor de educação física deve acompanhar a criança na prática de qualquer atividade física.

Por Márcio Costa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top