Exercícios e os músculos

Todos nós sabemos que a prática de exercícios faz muito bem aos músculos, mas nós sabemos realmente por quê? Será que entendemos qual a participação dos músculos nas atividades físicas e por que os mesmos se desenvolvem melhor quando praticados certos exercícios em vez de outros?

Em primeiro lugar, é bom lembrar que qualquer tipo de exercício físico trabalha de alguma forma algum grupo muscular, uma vez que todo exercício leva ao movimento e o movimento requer participação ativa de algum grupo muscular. Mas, claro, alguns exercícios podem ser melhores que outros para certas finalidades: quem deseja definir o seu bíceps sabe que levantar peso será muito melhor do que praticar alguma corrida, já que esta última é muito melhor para os músculos das pernas e não dos braços.

E sim, se você deseja tonificar seus músculos, ganhar massa muscular, você realmente precisa realizar algum tipo de atividade que leve ao levantamento de algum tipo de peso. É por isso que o uso de halteres é quase essencial para quem deseja trabalhar bíceps, tríceps e ombros, tendo assim músculos mais fortes e definidos.

Durante a prática de uma atividade física, seus músculos precisam de mais energia – energia esta proveniente geralmente da glicose, o que leva, assim, à redução dos índices de glicemia. É por isso que médicos indicam a prática de atividades físicas para pessoas que apresentam algum tipo de diabetes.

Seus músculos também precisarão de mais oxigênio durante os exercícios para queimar tal glicose e, quando não houver mais oxigênio, iniciará um processo de formação do ácido lático, responsáveis por aquelas dores musculares pós-treinamento. Em outras palavras, quem pratica exercícios deve tomar cuidado para não ir muito além de seus limites, caso contrário, poderá sentir muito desconforto após o mesmo.

Mas o mais engraçado é que, segundo alguns pesquisadores, a melhor solução para eliminar o ácido lático que ficou acumulado é a prática de mais exercícios, só que agora praticando uma atividade que requeira menos de seu corpo, como uma caminhada ou uma corrida leve por alguns minutos. Além disso, massagens na região afetada também podem ajudar a eliminar mais rapidamente o ácido formado.

Uma outra dica interessante para quem deseja não somente ganhar massa muscular mas também perder peso é que a prática de exercícios aeróbicos (como uma caminhada ou corrida) antes de um treinamento de resistência (como o levantamento de peso) não prejucida os músculos. Desta forma, podem-se realizar ambas as atividades e, assim, queimar calorias e trabalhar os músculos. Ótimo, não?

Exercícios e os músculos

Enfim, exercícios e músculos possuem uma forte relação entre si e não há como desenvolver um sem afetar o outro. Agora é com você: é hora de definir quais os tipos de exercícios ideais para trabalhar os grupos musculares que deseja e começar a praticá-los!

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Email
Print