Drenagem linfática emagrece?

A procura por métodos considerados de emagrecimento vem crescendo cada vez mais em uma parcela significativa da população. Alguns procuram esses tratamentos única e exclusivamente pela questão estética, e outros por questões médicas para redução de edemas.

Dentro desses processos terapêuticos encontra-se a drenagem linfática que muitos acreditam que ela serve somente para fins de embelezamento, pois emagrece, através da redução das medidas corporais. Mas será que a drenagem linfática serve somente para emagrecer ou será que essa técnica apresenta outras finalidades? É o que analisaremos nesse artigo.

Atuação da drenagem linfática no organismo humano

De acordo com especialistas a drenagem linfática é uma massagem que traz grandes benefícios para o corpo humano, pois ela age de modo contínuo sobre o sistema linfático dos indivíduos, proporcionando a drenagem do líquido que fica armazenado entre as células, vasos linfáticos e a partir deles, até chegar ao coração.

Desse modo a drenagem linfática melhora a circulação sanguínea, através da eliminação das toxinas presentes no corpo humano, além de fazer a nutrição dos tecidos do corpo humano. Em virtude desse fato, a drenagem linfática é indicada para a redução de medidas corporais, quando as pessoas apresentam os problemas de inchaço ou retenção hídrica.

Portanto a drenagem linfática não emagrece, porque os indivíduos não perdem gordura corporal através dela, porém se as medidas forem resultado do acúmulo de água no corpo humano, desse modo poderá haver uma redução das medidas, com a utilização da drenagem linfática.

Indicações da drenagem linfática

– A drenagem linfática pode ser indicada em questões estéticas para prevenção, redução e tratamento de celulites.

– Outra indicação da drenagem linfática é no tratamento de complicações relacionadas ao sistema circulatório, como varizes, por exemplo, pois atua aliviando as dores proporcionadas por esses problemas.

-A drenagem linfática também pode ser indicada em casos nos quais a pessoa se submeteu a algum tipo de cirurgia plástica principalmente no pré e pós-operatório, pois a massagem atua eliminando os edemas e inchaços provocados pela intervenção cirúrgica.

– Para aliviar os sintomas de desconforto, provocados pela retenção hídrica no período pré-menstrual, a drenagem linfática também pode ser indicada nesses casos.

– Segundo a grande maioria dos especialistas, a drenagem linfática pode ser considerada como um dos melhores tratamentos para as mulheres grávidas que estiverem a partir do terceiro mês de gestação, pois a drenagem se caracteriza por ser uma massagem lenta, ritmada e suave, que auxilia a diminuir a retenção hídrica, reduzindo desse modo os inchaços que são tão comuns no período gestacional.

De acordo com os técnicos que aplicam a drenagem linfática, a massagem é rápida com sessões de no máximo trinta e cinco minutos, três vezes por semana e totalmente indolor, o que para a gestante é um grande alívio.

Por Salete Dias

Share and Enjoy

  • Facebook
  • Twitter
  • Delicious
  • LinkedIn
  • StumbleUpon
  • Add to favorites
  • Email
  • RSS

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Email
Print