Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Tricuríase

Transmitida através da infestação de um verme nematoide conhecido como Trichuris trichiura, a Tricuríase é uma parasitose que afeta o intestino dos seres humanos.

Características do verme causador da Tricuríase

De acordo com especialistas da área, o verme T. Trichiura é um nematoide fusiforme que possui um sistema digestivo com uma abertura que serve como boca na extremidade anterior e um esôfago longo delgado e longo. Na parte posterior do verme  encontra-se o intestino e um parelho reprodutor rudimentar, já que os vermes adultos possuem dimorfismo sexual, onde as fêmeas são maiores que os machos.

Formas de transmissão da Tricuríase

Os ovos do T. Trichiura que é o verme causador da Tricuríase são eliminados com as fezes, e ficam ativos durante alguns meses quando  solo esta quente e úmido, Depois de algumas semanas o as larvas se desenvolvem dentro desses ovos, passando então a forma infecciosa nesse período elas forem ingeridas pelo ser humano elas saem dos ovos  e penetram na mucosa do intestino do indivíduo.

Depois de alguns meses se desenvolvem em sua forma adulta que fica com a cabeça dentro da mucosa intestinal, e a cauda do parasita fica no lúmen desse órgão. Quando há o acasalamento de um macho e uma fêmea no organismo do indivíduo há uma produção  de cerca de três mil ovos por dia, que são eliminados do organismo através das fezes. Os vermes adultos sobrevivem por muito tempo dentro do corpo humano se alimentando de sangue e do bolo intestinal

Prognóstico da Tricuríase

Segundo autoridades de saúde, em especial a Organização Mundial de Saúde (OMS) nos países de regiões tropicais, em locais onde as condições de higiene sejam precárias haverá no futuro mais de um milhão de indivíduos portadores da tricuríase, pois esta parasitose afeta pessoas do mundo inteiro  e é uma espécie de nematelminto com uma fertilidade muito grande, além de possuir ovos bem resistentes às condições do meio ambiente externo. Uma curiosidade científica interessante sobre o parasita que causa a tricuríase é que ele só infesta os primatas.

Principais manifestações clínicas da Tricuríase

Os especialistas em parasitologia informam que quando o indivíduo não está muito infestado pelo verme, a parasitose pode não apresentar sintomas, porém se a pessoa for portadora de um grande número de parasitas dentro de seu organismo, o individuo costuma apresentar diarreia com presença de sangue nas fezes e hemorragias na mucosa do intestino que pode resultar em quadro clínico de anemia pelo déficit do mineral ferro no organismo.

Além disso, pode ocorrer perda de peso, desnutrição, dor na região abdominal, sensação de fadiga e flatulência. Em casos mais graves o indivíduo pode apresentar uma apendicite (quando o parasita entra nesse órgão) ou um quadro de hemorroidas, pelo prolapso do reto.

Tratamento e diagnóstico da Tricuríase

Para diagnosticar a tricuríase, os especialistas observam no microscópico se nas amostras de fezes há ovos do parasita. O tratamento é feito através da administração de medicamentos para eliminar os vermes adultos.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top