Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Tricomoníase

A tricomoníase é uma doença sexualmente transmissível, essa doença é comum e afeta tanto homens quanto mulheres, apesar de ser mais comum em mulheres. A doença pode ser tratada e não acarreta outros problemas de saúde mais graves.

A doença é causada por um protozoário chamado trichomonas vaginallis, que se abriga na vagina e no pênis.

SINTOMAS

Na maioria dos casos os homens não apresentam muitos sintomas, mas alguns sintomas bem comuns na tricomoníase são, corrimento, irritação, queimação ao ejacular ou urinar.

Nas mulheres os sintomas podem causar um certo desconforto no ato sexual, corrimento vaginal, coceiras na área genital e até mesmo dor no abdômen. A inflamação causada pela doença pode aumentar as chances da pessoa ser infectada pelo vírus da AIDS, caso uma mulher grávida esteja infectada, o bebê pode nascer com baixo peso ou prematuro.

TRANSMISSÃO

A doença é transmitida através do contato do ato sexual, porém na maioria dos casos os homens contraem a doença de mulheres infectadas.

TRATAMENTO

A doença geralmente é curada por remédios prescritos por médicos,  é importante lembrar que não deve haver relações sexuais sem preservativo pois o indivíduo pode ser um portador assintomático da doença e transmitir a mesma para a (o) parceiro(a).

PREVENÇÃO

Uma ótima forma e talvez a mais segura para se prevenir de doenças sexualmente transmissíveis é usar preservativo em todas as relações sexuais, ao sentir qualquer sintoma da doença é preciso ir direto ao médico, caso seja constatada a doença é importante avisar ao parceiro pois os dois precisarão de tratamento.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top