A depressão não deve ser confundida como simples momentos de tristeza ou angústia que todas as pessoas em alguns momentos da vida podem sentir. Ela se caracteriza por ser um distúrbio mental, provocado por um desequilíbrio bioquímico a nível cerebral, que resulta em várias alterações comportamentais levando o indivíduo a um isolamento social, apatia, falta de interesse por atividade que antes dava-lhe prazer, insônia, transtornos alimentares, com o aumento ou a falta de apetite, melancolia e em casos mais graves ideias suicidas.
Estes são somente alguns dos sintomas que caraterizam este transtorno que pode causar graves prejuízos à vida social e afetiva do paciente, se ele não for tratado de maneira adequada. Mas qual será o tratamento utilizado para depressão? É o que veremos a seguir:
Como tratar as pessoas deprimidas
Quando a pessoa sentir um grande sentimento de tristeza sem um motivo aparente e esta condição vier acompanhada de outros fatores que foram descritos acima, ela deve procurar imediatamente um especialista na área de psiquiatria para que ele possa fazer um diagnóstico preciso e confirmar que se trata realmente de um caso de depressão.
Se confirmada a hipótese deste distúrbio, o indivíduo deve começar o tratamento imediatamente, principalmente se já houver se instalado em sua mente as ideias de morte. Segundo especialistas na área de saúde mental, a terapêutica contra depressão deve ser realizada com medicamentos antidepressivos e psicoterapia.
Os antidepressivos são fármacos que atuam regularizando o desequilíbrio químico das substâncias no cérebro do indivíduo. De acordo com os psiquiatras que tratam pessoas deprimidas, atualmente existem uma nova geração de antidepressivos que são bem tolerados pela grande maioria dos pacientes e que além de serem seguros, não causam dependência química nem se forem ingeridos por um longo período de tempo.
Estes medicamentos costumam levar algum tempo para surtirem os efeitos desejados, por isso a psicoterapia é de grande valia para as pessoas deprimidas, pois deve ser iniciada em conjunto com a administração das medicações. A família do paciente também deve estar envolvida neste processo terapêutico, pois deve ser orientada pelos profissionais que estão cuidando do caso, que o deprimido não se isola porque deseja e sim pelo transtorno que apresenta, caracterizado por um desequilíbrio de substâncias em sua região cerebral e por isso ele se comporta de tal forma.
Cuidados no tratamento da depressão
Os especialistas alertam para alguns cuidados que devem ser tomados quanto a ingestão de medicamentos antidepressivos. Em primeiro lugar é preciso que o paciente informe ao seu médico se ele faz uso de algum outro fármaco, para evitar possíveis interações medicamentosas. Os profissionais alertam que os indivíduos em tratamento contra depressão só devem usar a dosagem prescrita por eles e em caso de algum efeito colateral, avisá-los imediatamente.
A psicoterapia é muito importante para melhorar a qualidade de vida da pessoa deprimida. Outra orientação útil seria a prática de atividades físicas, que de acordo com alguns especialistas, ajuda a socializar o indivíduo deprimido, além de auxilar na manutenção de seu peso, que pode aumentar pelo consumo excessivo de alimentos.
Por Salete Dias