Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Distúrbios e Doenças,Nutrição Transtornos alimentares: anorexia e bulimia nervosa

Transtornos alimentares: anorexia e bulimia nervosa

Há diversos tipos de transtornos alimentares e hoje falaremos sobre dois que afligem muitas pessoas, principalmente jovens mulheres – a anorexia e a bulimia nervosa.

Por anorexia (ou anorexia nervosa) compreendemos o transtorno alimentar causado pela exagerada preocupação com o peso corporal, levando o indivíduo a manter sempre o seu peso muito abaixo do ideal para a sua altura, geralmente devido a uma falsa percepção de seu próprio corpo (essas pessoas geralmente se vêem como se estivessem gordas, mesmo que a sua forma real diga o contrário).

Já a bulimia nervosa pode ser considerada por nós um outro tipo de transtorno alimentar, no qual o indivíduo toma certas atitudes incorretas como a ingestão exagerada de alimentos seguida da indução de vômitos, uso de medicamentos para evacuação óu até mesmo prática exagerada de exercícios físicos a fim de consumir todas as calorias ingeridas.

Como se pode perceber, em ambos os transtornos prevalece o interesse em manter a forma física de forma equivocada, pondo em grave risco a saúde da pessoa.

Causas da anorexia e da bulimia nervosa

Os fatores que podem levar a cada um daqueles problemas de saúde são bem similares e são os seguintes:

  • Conceitos e relevância muito exagerada à “moda”;
  • Busca pela “forma perfeita”, a partir do mito da beleza da magreza;
  • Estresse e ansiedade em demasia;
  • Fatores genéticos.

Devido a fatores genéticos e à forte influência que a moda possui sobre jovens mulheres, este é o público mais afetado por tais distúrbios.

Sintomas

Apesar de terem causas muito similares, os sintomas dessas doenças são bastante distintos entre si.

Na anorexia, os principais sintomas são:

  • O indivíduo recusa participar de refeições com outras pessoas, geralmente alegando já ter comido e estar satisfeitos;
  • Devido a este problema possuir forte natureza psicológica, o indivíduo pode desenvolver outros problemas de mesma ordem, como depressão e síndrome do pânico;
  • No caso de mulheres, pode levar à interrupção do ciclo menstrual, podendo assim trazer maiores problemas para o sistema reprodutor
  • Pode levar à bulimia
  • Em casos muito graves, pode levar à caquexia, nível muito elevado de desnutrição que apresenta um alto índice de mortalidade;

Já os sintomas da bulimia nervosa são:

  • Ocorrência frequente de vômitos (geralmente induzidos);
  • Alternância entre dietas muito rigorosas e ingestão exagerada de alimentos;
  • Uso frequente de medicamentos com finalidade de evacuação;
  • Desenvolvimento de outras patologias de ordem psicológica, como a depresssão, ansiedade e obsessão.

Prevenção e tratamento

A fim de prevenir tais problemas, é necessário que familiares e amigos estejam atentos ao comportamento daquele indivíduo a fim de observar qualquer anormalidade que possa indicar tal tipo de problema.

Não há um medicamento específico para tal tramento, entretanto médicos podem indicar o uso de antidepressivos caso seja necessário, mas o uso dos mesmos deve ser bastante cauteloso.

Além disso, o acompanhamento de nutricionistas, psicólogos e médicos também é muito importante a fim de melhor orientar o paciente em sua nova conscientização, focando muito mais a valorização do bem-estar e apagando a imagem errada que fazia de si mesmo ou da elevada importância que atribuía à moda.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top