Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Pediculose

Pediculose é um problema causado por insetos considerados parasitas que se alimentam do sangue do indivíduo, esses insetos são os piolhos que pertencem a ordem Phthiraptera. Essa condição pode acontecer em quase todas as espécies como os mamíferos, aves, e os seres humanos, pois eles acometem animais de sangue quente.

Classificação da pediculose

Embora a pediculose nos seres humanos seja empregada corretamente como a infestação por piolhos que ocorre em qualquer região do corpo, o termo é por vezes usado para se referir a pediculose capitis, que é a disseminação de piolhos na cabeça da pessoa, com o inseto especifico dessa área corporal.

A pediculose pode ser dividida nos seguintes tipos: pediculose capitis (infestação por piolhos especificamente na cabeça); pediculose corporis; e pediculose do púbis.

Pediculose capitis

A pediculose capitis é a infestação por piolhos mais frequente em crianças na faixa etária entre três a dez anos  de idade e seus familiares. As pessoas do sexo feminino são frequentemente mais infestadas do que os indivíduos do sexo masculino. Os indivíduos afrodescendentes raramente sofrem infestação devido às diferenças na textura de seus cabelos.

A forma de transmissão do piolho, ocorre por meio do contato direto com uma pessoa que apresente o problema. De cada ovo pode resultar um lêndea que irá crescer e se desenvolver em um piolho adulto.

Os piolhos se alimentam de sangue, uma ou várias vezes ao dia, perfurando a pele com os suas minúsculas agulhas bucais. Enquanto eles se alimentam excretam saliva, o que irrita a pele e provoca coceira. Os piolhos não podem penetrar na pele dos seres humanos.

Diagnóstico da pediculose

Para ter certeza da infestação por piolhos, deve-se pentear todo couro cabeludo de forma cuidadosa com um pente fino, cujos dentes devem ser verificados para atestar a presença ou não de piolhos vivos depois de passá-lo através do couro cabeludo. A utilização de um pente de piolho é a maneira mais eficaz para detectar piolhos vivos.

O principal sintoma da infestação é coceira (comichão) na cabeça, que se intensifica normalmente de três a quatro semanas após a infestação inicial.

Tratamento

Não há nenhum produto ou método que garanta a completa eliminação dos ovos e piolhos nascidos após um tratamento único. No entanto, há um número de modalidades de tratamento que podem ser empregados com algum sucesso, entre eles: tratamentos com produtos naturais ou químicos, pentes específicos, ar quente, cremes à base de silicone, entre outros.

Pediculose corporis

Esta condição é causada por um piolho do corpo chamado Pediculus humanus corporis, que é um parasita que infecta os seres humanos, e põe ovos em vestuário, sendo, portanto, de origem recente evolutiva. Esse tipo de pediculose é uma ameaça mais séria devido ao possível contágio de doenças como tifo.

Púbis pediculose

Esse tipo de piolho (Pthirus pubis) é um inseto parasita que se alimenta exclusivamente de sangue. Os seres humanos são o único hospedeiro conhecido, embora esteja mais relacionado com os piolhos que provavelmente evoluíram da infestação do piolho original de seres humanos.

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top