Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Distúrbios e Doenças Paralisia Cerebral Infantil

Paralisia Cerebral Infantil

Quando as mulheres geram seus filhos sempre tem a expectativa de que eles nascerão saudáveis e sem nenhum tipo de comprometimento físico ou mental. No entanto, nem sempre isso acontece e quando ocorre uma lesão em um ou em algumas regiões do cérebro do feto devido a um déficit no processo de oxigenação dos neurônios ainda quando o cérebro infantil está amadurecendo, acontece o que os especialistas denominaram de encefalopatia crônica ou paralisia cerebral infantil.

Vejamos agora com esta paralisia influencia na vida do bebê que foi afetado, e qual o procedimento que a família da criança deve adotar para reduzir as consequências desse grave problema.

Avaliação da Paralisia Cerebral infantil

Quando a mulher engravida, no período de sua gestação, ou depois do nascimento do bebê, quando o seu cérebro  ainda não esta maduro pode ocorrer lesões cerebrais  do bebê, e dependendo da área cerebral que foi afetada ele poderá apresentar dificuldades para falar ou se expressar,  ou ainda déficits  em sua locomoção, levando muitos indivíduos que não tem o conhecimento necessário para avaliá-los dizerem que eles podem  ter algum tipo de atraso intelectual.

Vale ressaltar que esta concepção é errônea, e que a paralisia cerebral infantil, afeta determinados áreas do cérebro que impedem o indivíduo de levar uma vida considerada normal pela maioria, porem não foi constatado até o presente momento que o indivíduo portador de paralisia cerebral sofra algum déficit cognitivo.

Na verdade, o que impede de se expressar de forma compreensível ou normal para as outras pessoas são as regiões cerebrais que foram lesionadas, e que podem afetar a fala ou locomoção dos portadores. De acordo com especialistas em neurologia, só haverá uma deficiência intelectual se a parte do cérebro oque sofreu a lesão for alguma área relacionada à memória ou ao pensamento.

Causas e Diagnóstico da Paralisia Cerebral Infantil

Os especialistas revelam que a causa da paralisia cerebral na criança está associada a várias causas que ainda são consideradas hipóteses pela comunidade científica. O diagnóstico  pode ser realizado através dos exames de eletroencefalograma ou então a tomografia computadorizada  para detectar as possíveis áreas do cérebro que foram lesionadas em virtude da falta de oxigenação das células que formam o cérebro humano.

Tratamento da Paralisia Cerebral Infantil

De acordo com profissionais especializados na área de neurologia, o tratamento médico consiste em controlar os espasmos e as crise convulsiva s que podem  vir  afetar os portadores de paralisia cerebral, Além disso é necessário uma terapêutica que trate as complicações motoras como contraturas musculares ou deformidades na estrutura óssea do indivíduo.

No entanto, para que o tratamento contra a paralisia cerebral seja realmente efetivo há a necessidade que o portador seja tratado por uma equipe de profissionais multidisciplinares que incluem médicos, fisioterapeutas, psicólogos ou psiquiatras, além do neurologista, para que juntos estes especialistas possam proceder ao tratamento não só da criança paralisada cerebral, como também de toda a sua família.

Por Salete Dias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top