Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Giga Mundo – Saúde Distúrbios e Doenças,Nutrição,Obesidade Obesidade – riscos, causas e tratamento

Obesidade – riscos, causas e tratamento

O que é obesidade?

A obesidade é uma doença que se caracteriza pelo aumento da reserva de gordura no organismo. Hoje a obesidade, é considerada um problema de saúde pública no mundo, é uma doença de curso crônico que pode ser fatal e promove o surgimento de outras doenças.

O número de pessoas obesas no Brasil cresce diariamente, esse fato não é isolado, a obesidade aumenta em diversos países. Vários fatores podem levar o indivíduo a adquirir a obesidade, que vão desde a genética à hábitos alimentares e estilo de vida.O princípio do equilíbrio dos alimentos não é seguido pelos indivíduos obesos, eles consomem mais  calorias do que gastam em suas atividades diárias.

Sintomas da obesidade:

De forma geral os sintomas da obesidade resumem-se em um aumento constante do peso, em se tratando de uma doença crônica, o ganho de peso ocorre de forma gradativa e o indivíduo apresenta indisposição para realizar tarefas básicas do dia a dia, falta de ar, insônia, níveis elevados de açúcar e gordura no sangue.

Causas da obesidade:

  • Genética: Muitas vezes os hábitos alimentares profundamente estruturados pela família, contribui decisivamente para que o indivíduo não consiga reverter essa situação.
  • Transtornos alimentares: A compulsão alimentar pode resultar em obesidade.
  • Sedentarismo: O estilo de vida sedentário, contribui para que o indivíduo consuma mais calorias do que gasta durante o dia.
  • Medicamentos: Medicamentos como antialérgicos, anticonvulsionantes, anticoncepcionais e antidrepessivos podem contribuir de forma significativa para o ganho de peso.
  • Fisiologia individual: Cada indivíduo apresenta um metabolismo basal, ou seja, a forma com que o organismo queima as calorias  não é padrozinada. Pessoas que apresentam taxa metabólica baixa estão mais susceptíveis a ficarem obesas.

Como pode ser feito o diagnóstico da obesidade?

Através do cálculo do IMC, que é o índice de massa corporal, pode-se detectar a obesidade. Quando o valor do IMC é igual ou maior que 30 o indíviduo se encontra obeso. Calcule agora mesmo o seu IMC.

Prevenção da obesidade:

  • Hábitos alimentares saudáveis

Dê preferência aos vegetais: frutas, verduras e legumes

Evite frituras, utilize preparações cozidas em água ou vapor e grelhados

Evite refrigerantes, dê preferência aos sucos naturais

Mastigue muito bem os alimentos, alimente-se sem pressa

Evite o consumo excessivo de açúcares e sal

Prefira as carnes magras e sem gordura aparente

  • Pratique exercícios físicos

Tratamento da obesidade:

Além da mudança de hábitos alimentares e da prática de exercícios físicos, é essencial um acompanhamento de um médico ou nutricionista.

Riscos da obesidade:

Uma série de doenças podem surgir em consequência da obesidade:

Hipertensão arterial – o aumento da pressão arterial muitas vezes está associada a obesidade. Procure reduzir a quantidade de sal ingerida diariamente, a maioria das pessoas consomem mais sal do o corpo realmente precisa.

Diabetes – Caracteriza-se pela elevação das taxas de açúcar no sangue . Medidas como evitar o cigarro e os alimentos ricos em açúcares são importantes para o controle da diabetes.

Outras doenças como colesterol alto e arteriosclerose que pode levar ao surgimento de infarto no miocárdio, insuficiência cardíaca, angina no peito e derrame cebreal são muito comuns em indivíduos obesos.

Leia mais em: Os riscos da obesidade –  Parte 1

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top