Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Obesidade mórbida

Para compreendermos a obesidade mórbida, precisamos, primeiro, entender o que significa obesidade.

Obesidade nada mais é que o reflexo ou consequência do acúmulo excessivo de gordura no corpo humano. Todo ser humano possui gordura em seu corpo, principalmente no tecido adiposo, mas é somente quando a concentração apresenta um valor excessivo que tal problema pode ser caracterizado como obesidade.

A obesidade mórbida é então a rotulação dada a um alto nível de obesidade, geralmente quando o indivíduo extrapolou o valor de IMC de 40. Para alguns especialistas, também quando a pessoa encontra-se pelo menos 40 kg acima de seu peso ideal também pode ser considerada obesa mórbida e tal tipo de problema geralmente não vem sozinho, mas sim, acompanhado de outras doenças crônicas não-trasmissíveis.

Causas da obesidade mórbida

Apesar de serem conhecidos inúmeros fatores que podem desencadear a obesidade mórbida, podemos agrupá-los em fatores psicológicos (como a ansieade e a depressão, que podem levar o indivíduo a consumir mais alimentos do que deveria, como uma forma de aliviar a tensão vivenciada), genéticos (quando há outras pessoas em sua família que desenvolveram tal problema, é possível que seu corpo possua uma maior tendência a desenvolvê-lo também), físicos (quando a pessoa não pratica esportes e possui uma vida muito sedentária, por exemplo) ou alimentares (quando a pessoa apresenta o hábito de consumir alimentos demasiadamente, principalmente alimentos gordurosos).

Prevenção e tratamento

A prevenção da obesidade é feita evitando-se ao máximo os fatores causadores da mesma que possam ser controlados, como os fatores psicológicos, físicos e alimentares.

Para os casos normais de obesidade, o tratamento geralmente é feito por meio do fim da vida sedentária, introdução da prática de esportes, uma dieta alimentar rigorosa e acompanhamento de médicos e nutricionistas. Mas quando se trata de obesidade mórbida, muitas vezes pode ser necessária a cirurgia bariátrica.

A cirurgia bariátrica, ou cirurgia de redução gástrica, trata-se de uma intervenção cirúrgica que leva a alterações na forma como os alimentos são processados no organismo a fim de conseguir resultados a curto, médio e longo prazo. Mas claro, trata-se de uma cirurgia que deve ser efetuada por meio de um médico experiente nesse tipo de cirurgia e o paciente deve seguir todas as orientações feitas pelo mesmo.

O sucesso do tratamento da obesidade mórbida depende de quão cedo o paciente procure ajuda, bem como de seu empenho em seguir as orientaçoes de seu médico a fim de que a cirurgia seja realmente um sucesso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top