Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Mitos sobre a depressão

Há muitos mitos sobre a depressão que devem ser evitados. A falta de um tratamento adequado pode, às vezes, ser consequência de algum equívoco provocado por um desses mitos.

Um erro é considerar a depressão como sendo uma fraqueza ou falha de personalidade. Depressão não tem relacionamento algum com fraqueza ou problemas de personalidade. Trata-se muito mais de um estado psicológico onde temos dificuldades de lidarmos com certas variáveis do nosso cotidiano, sejam elas no ambiente de trabalho, na escola ou na vida familiar.

Algumas pessoas podem, ainda, encarar a depressão como um tipo de psicose. A psicose trata-se de um quadro clínico psicológico em que o paciente perde o contato com a realidade, algo diferente do que ocorre na depressão. A depressão também é um distúrbio de ordem psicológica, mas não leva o paciente à perda de contato com a realidade.

Outras pessoas consideram o estresse como sendo um sinônimo de depressão, o que não é verdade. O estresse é um estado emocional comum, que pode ocorrer na vida de qualquer pessoa, independente dela estar em um quadro psicológico mais complicado ou normal. O estresse nada mais é que uma expressão física e psicológica diante de alguma situação mais “perigosa”, que podemos viver em nosso dia-a-dia em família, no trabalho ou até mesmo na escola.

Alguns acreditam até mesmo que a depressão causada pelo uso de certos produtos químicos, tais como fármacos, desaparecerá por conta própria. É difícil determinar as causas da depressão e somente o tratamento destas levará ao fim da mesma.

Outro mito comum é que se alguém em sua família apresenta depressão, você também desenvolverá tal diagnóstico. Depressão é uma desordem psicológica, não uma doença infecto-contagiosa. Uma pessoa não transmite depressão para outra.

Uma pessoa deprimida geralmente se sente muito vulnerável e triste. Seu humor pode ser bastante instável e em alguns casos pode até mesmo a ter ataques de pânico. Por essa razão, amigos e familiares devem ajudá-la assistenciando nessa condição e aconselhando-a a procurar algum acompanhamento psicológico.

Depressão não é algo totalmente do outro mundo, pelo contrário, é um problema de ordem psicológica, e exige compreensão do indivíduo e daqueles que estão à sua volta a fim de identificar os sintomas e então determinar qual o melhor meio de tratá-lo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

TopBack to Top