Giga Mundo – Saúde

Sua fonte de informação sobre saúde na Internet!

Micose

Micose são infecções causadas por fungos que penetram no organismo, os fungos são comumente encontrados no ambiente, dessa forma a exposição aos fungos ocorre constantemente. No entanto, a resistência apresentada pelo hospedeiro impende muitas vezes a manifestação da doença, geralmente as infecções causadas por fungos são contagiosas, incomodas e persistentes.

Tipos de micose

Micoses superficiais – Os fungos atingem somente a parte externa da pele como pelos, unhas, mucosas alimentando-se da queratina presente nestas áreas.  Este tipo de micose manifesta-se principalmente entre os dedos dos pés conhecido popularmente como frieira, no entanto a doença também pode se manisfestar na mão, nas unhas e em diversas partes do corpo.

Micoses profundas – São micoses que não se restringem somente a pele, pode atingir órgãos internos bem como partes profundas da pele ou subcutâneas.

Causas da doença – São causadas, como já foi dito, por fungos que se desenvolvem quando encontram situações que favorecem seu desenvolvimento como umidade elevada e calor. Outro modo de adquirir a doença é quando o indivíduo se encontra com a imunidade comprometida como é o caso dos portadoreso vírus HIV e pacientes internados em UTI, nestes casos pode-se gerar uma infecção profunda que atinge os órgãos internos.

Algumas formas de contrair a doença são através de contato com materiais contaminados; utilização de roupas úmidas e de toalhas mal lavadas ou compartilhada com outras pessoas; uso de materiais como tesouras, alicates e lixas que não foram esterelizadas; piscinas, uso de sapatos fechados entre outras formas de contágio.

Sintomas da micose

Manchas na pele acompanhadas de lesões úmidas que posteriormente se tornam ásperas; alterações na pele e coceira são típicos sintomas da micose. Na micose profunda ocorre a disseminação dos fungos pela corrente sanguínea e linfática infectando os órgãos internos como pulmão, sistema nervoso, intestino.

Diagnóstico da doença

O dermatologista é o médico responsável por analisar os casos de suspeita de micose, muitas vezes o exame clínico (visual) é suficiente para diagnosticar a doença, em alguns casos é necessário que se colha o material da pele lesionada para diagnosticar o problema por meio de exames.

Prevenção da micose

  • Evitar andar descalço em locais úmidos
  • Secar bem o corpo e entre os dedos (principalmente dos pés) após o banho
  • Evitar compartilhar toalhas , pentes e escova de cabelo
  • Certificar-se que os objetos utilizados pela manicure (tesoura, alicate, lixa) estão esterelizados
  • Não utilizar roupas úmidas
  • Manter sempre o corpo seco e limpo

Tratamento da micose

O tratamento deverá ser recomendado pelo dermatologista de acordo com a gravidade da doença. Existem no mercado, diversos medicamentos tópicos e orais extremamente eficazes no combate as micoses, no entanto vale ressaltar que o tratamento deve ser realizado durante todo o período recomendado pelo médico, pois é comum que o paciente acredite que o fungo foi completamente eliminado quando na verdade isto ainda não ocorreu, sendo assim o tratamento desta doença caracteriza-se por ser de longa duração.

Vale lembrar que o acompanhamento médico durante o tratamento é extremamente necessário para o sucesso do mesmo e combate a reinfecção por fungos.

 

 

 

 

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

TopBack to Top